Menu

Poder público estuda formas de atendimento à vítimas de enchente

Reunião visou elaborar medidas de atendimento às vítimas das enchentes | Foto:Marcos Vicentti/Asscom PMRB
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A Sala de Situação da Defesa Civil Estadual, localizada no bairro Morada do Sol, em Rio Branco (AC), sediou, nesta sexta-feira, 13, uma reunião que tinha como pauta definir estratégias que melhorem e intensifiquem o atendimento à população atingida pela cheia dos rios Acre, Enrvira, Tarauacá, Purus e Juruá.

Segundo a prefeitura da capital, na cidade, o nível do rio Acre mantém-se em elevação e marcou, na aferição das 12h, 16,20 metros. O manancial ainda está com o nível mais de dois metros acima da cota de transbordamento. Com esse volume de água, segundo o Executivo, o rio ainda representa problemas para mais de vinte bairros localizadas nas cotas menores.

Anúncio
Reunião visou elaborar medidas de atendimento às vítimas das enchentes | Foto:Marcos Vicentti/Asscom PMRB

Reunião visou elaborar medidas de atendimento às vítimas das enchentes | Foto:Marcos Vicentti/Asscom PMRB

Durante a reunião, destacou-se que a capital ainda conta com 15 abrigos onde estão acomodadas 2.204 famílias. Para garantir o retorno dessas famílias para seus lares foi montado um efetivo de 31 veículos grandes que será ampliado com apoio de caminhões do Exército. Contudo, a situação ainda exige cautela, tendo em vista que o rio Acre permanece com o nível em transbordamento e, por isso, se faz necessário cuidado para retirada das famílias dos abrigos.

“A avaliação da equipe é que o rio deve permanecer nesse nível e, portanto, só as famílias acima dessa cota estão aptas a voltar pra casa. Nos estamos conversando com as famílias nos abrigos, principalmente nas escolas e estamos com um efetivo da prefeitura, do governo e do Exército para garantir o retorno”, declarou Marcus Viana, prefeito de Rio Branco.

Participaram do encontro os comandantes das unidades militares da cidade, especialistas em clima e hidrologia da administração pública, Defesa Civil estadual e municipal, e do Serviço Geológico Brasileiro, além de técnicos e assessores envolvidos diretamente no atendimento às vítimas das cheias no Estado estiveram presentes à mais esta reunião.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.