A cheia do Rio Acre desabrigou milhares de pessoas em Rio Branco, sendo que só em Rio Branco foram removidas 10.599 famílias para os 26 abrigos públicos instalados pela Defesa Civil em diferentes espaços da capital. Para fazer frente às demandas dessas famílias (somente em alimentação são servidos são servidas 29.545 refeições ao dia) a Prefeitura de Rio Branco e o Governo do Estado contam com a solidariedade de todos. Nesta sexta-feira, 6, por exemplo a Federação das Indústrias do Estado do Acre (FIEAC) e o Sindicato das Indústrias de Produtos Alimentares do Acre (SINPAL) doaram à Prefeitura 1.000 kits de produtos de primeira necessidade, alimentos e higiene pessoal.
Os kits foram entregues pelo presidente interino da FIEAC, José Luiz Felício, que ressaltou a importância do trabalho do poder público e a participação da sociedade empresarial no atendimento às famílias vítimas da cheia do Rio Acre em Rio Branco. “Além dessa doação, desde a última quinta-feira, 5, liberamos nossos colaboradores para ajudar as famílias como voluntários”, informou Felício. O prefeito agradeceu e disse que a distribuição dos produtos será feita acompanhada pelos órgãos fiscalizadores para garantir que a doação chegue realmente a quem mais precisa, que são as famílias abrigadas pela Defesa Civil.
O nível do Rio Acre está baixando e mostra os sinais de destruição. Mais de 900 ruas foram e estão afetadas pelas águas. Nada menos que 24.713 edificações estão atingidas e os prejuízos no campo chegam a R$30 milhões em perdas da produção. A área atingida supera os 4,5 mil hectares e cerca de 87 mil pessoas estão diretamente afetadas.