Categories: Acre Notícias

Rio Madeira deve baixar dois metros por causa de hidrelétrica

Published by
Da redação ac24horas

Com a elevação histórica do nível do rio Acre que afeta mais 70 mil pessoas na capital, aumenta também o medo do isolamento por meio da BR 364, que liga Acre-Rondônia-Brasil. Nos últimos dias, informações especulativas dão conta que as águas do rio Madeira estariam inundando a pista na região do Abunã e Nova Mutum, inclusive utilizando-se de fotos da cheia histórica do ano passado.


Para levar uma informação segura aos nossos leitores, a reportagem do ac24horas entrou em contato – por telefone – com o coordenador da Defesa Civil de Porto Velho, Coronel Pimentel, que desmentiu a informação e apresentou um panorama real da situação para as próximas 48 horas.


“Não procede. São informações falsas com objetivo de causar pânico na população. A situação do Madeira, na região do Abunã, está sob controle. Não há, pelos próximos dias, nenhuma possibilidade das águas invadirem a BR 364. Ao contrário do que estão divulgando falsamente, a expectativa é que nas próximas 48 horas, o nível do rio, na entrada do Abunã e região da Nova Mutum, ocorra uma vazante de pelo menos dois metros, o que dará um alívio não só para a população que vive nesse entorno, mas também para os acrianos que temem o isolamento”.


O motivo da previsão de vazante do rio Abunã, se dá em virtude duma determinação da Agência Reguladora de Águas (ANA), que estabeleceu o rebaixamento da cota para o funcionamento da Usina Hidroelétrica de Jirau.


“A operadora nacional do sistema determinou o rebaixamento da cota máxima de operação para o nível 87. Isso, fará com que ocorra um aumento da vazão das águas”.


O coordenador da Defesa Civil explicou quais os impactos a medida trará no monitoramento do nível do rio Madeira ao longo da 364. “A expectativa, após a medida, é que nas próximas 48 horas teremos um distanciamento das águas de 1,20 metro nesses trechos considerados alagadiços”.


Ele ressalta ainda que a medida alivia a situação dos que residem na região do Alto Abunã e Nova Mutum, porém acarretará preocupação na região urbana de Porto Velho e baixo Abunã, que receberá o volume dessas águas.


“Agora, nossa maior preocupação está na área central de Porto Velho e baixo Abunã, que deverá receber esse volume de água, o que nós coloca cada vez mais perto da cota de transbordamento (16,80 metros), falta pouco menos de 10 centímetros para que isso ocorra. Aí, então, estaremos duma difícil situação”, concluiu o coronel.


MEDIÇÃO DO RIO MADEIRA


Segundo dados da Agência Nacional de Águas (ANA), o nível do rio Madeira, em Porto Velho, registra na manhã desta segunda-feira, 02, exatos 16,42 metros (medição das 10h). Na entrada do Abunã, o rio marca 21,82 metros (medição das 10h30). No entorno da Usina Hidrelétrica do Jirau, o manancial marca 17,45 metros (medição das 07h).


Share
Published by
Da redação ac24horas

Recent Posts

Confusão em show de Naiara Azevedo termina com mulher ferida

Uma confusão no meio do público do show da cantora Naiara Azevedo, em frente ao…

01/05/2024

Naiara diz que vai fazer um dos melhores shows da carreira e cantar músicas ainda não lançadas

A cantora Naiara Azevedo disse em coletiva pré-show em frente ao Palácio do Governo, em…

01/05/2024

Flamengo bate o Amazonas em noite de vaias ao time e aplausos a Gabigol

O Flamengo venceu o Amazonas por 1 a 0, nesta quarta-feira (1), pelo jogo de…

01/05/2024

Gladson interrompe pré-show de Naiara Azevedo e decreta ponto facultativo até o meio dia da quinta-feira (2)

O governador do Acre, Gladson Cameli, interrompeu a programação do Dia do Trabalhador em Rio…

01/05/2024

Mailza Assis é diagnosticada com pneumonia e vai ficar internada no Pronto-Socorro

Após ser levada para o Pronto-Socorro de Rio Branco na noite desta quarta-feira, 1º, a…

01/05/2024

Gladson diz que suspeita é que Mailza Assis esteja sofrendo de quadro viral

O governador Gladson Cameli chegou ao evento do Dia do Trabalhador, em frente ao Palácio…

01/05/2024