Menu

Imagens de satélite mostram bairros atingidos pela cheia

Bairros Atingidos
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Clique na imagem para ampliá-la

Imagens captadas pelo satélite Landasat, disponibilizadas pelo Serviço Geológico Norte Americano (USGS) exclusivamente ao ac24horas, mostram a situação em que se encontram os bairros da capital acreana, Rio Branco, que sofre com a cheia do rio Acre. Mais de 4.500 pessoas já foram desabrigadas por conta da invasão das águas do manancial.

Publicidade

De acordo com o geógrafo Ivanilson Oliveira, especialista em geoprocessamento, o sistema do satélite consegue aproximar bastante as imagens, mostrando com detalhes as ruas e bairros atingidos pela cheia. Mesmo assim, ele conta que a imagem apresentada foi mantida em resolução de15 metros, o que possibilita a qualidade da imagem, mostrando a real situação das comunidades da capital.


A apresentação espacial é disponibilizada a cada 15 dias, e essa imagem  foi captada no último dia 27 de fevereiro – há cinco dias- , quando rio Acre começava a transbordar e desabrigar famílias, inicialmente, em 17 bairros da cidade. Agora, são mais de 20 bairros atingidos pelas águas. O pior deles é o Taquari, no 2º Distrito, que já está quase 90% tomado pelo manancial.


Segundo especialista, “o aumento no nível do rio se dá pela alta do nível nas cabeceiras. Como em Assis Brasil tinha muita água, ela desce para cá. Agora, de fato, o problema na zona urbana é que tem muito assoreamento, houve destruição da mata ciliar, e não tem como segurar o nível do rio, o que faz ele transbordar como está transbordando”, analisa o geógrafo.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido