Categories: Cotidiano Notícias

Quase 2 mil pessoas já foram atingidas pela cheia em Xapuri

Published by
Da redação ac24horas

O nível do Rio Acre tem aumentado de forma mais desacelerada. Em seis horas, na capital, o aumento foi de apenas sete centímetros, contrariando as expectativas que visavam uma rápida subida na região de Rio Branco. Segundo a medição realizada às 12h desta quinta-feira, 26, o nível estava em 16,42 metros.


Vale lembrar que no início do dia, a primeira medição apontou marcação de 16,35 metros. Apenas na cidade-sede do estado, 3.075 pessoas foram abrigadas em espaços públicos.


Na região de Cruzeiro do Sul, o Rio Juruá, maior manancial da área extrema do estado, marcou, ao meio dia, o nível de 13,40 metros, o que representa quarenta centímetros a mais que a cota de transbordamento na segundo maior cidade do Acre. No município, o manancial já desaloja 28 pessoas. O acompanhamento é feito pelo Corpo de Bombeiros.


Na terra de Marina Silva, o Rio Acre também continua causando estragos. O nível do rio já ultrapassou os cinco metros acima da cota de transbordo que é de 13,40 metros. Ao meio dia de hoje, a medição realizada por uma equipe da Defesa Civil mostrou que leito do rio está em 18,13 metros. Quase 1.700 pessoas estão desabrigadas e acampadas em 17 abrigos públicos do município.


Essa é considerada a maior enchente de toda a história da cidade. Cinco bairros da cidade, somadas as áreas rurais, apresentam prejuízos inestimáveis à produtores e comerciantes.


Nas cidades de Brasiléia e Epitaciolândia, o nível do Rio Acre continua baixando, mesmo que em ritmo lento. Ao meio dia, a Defesa Civil informou a marca de 13,86 metros. O manancial já desabriga, naquela região, mais de 3.700 pessoas, devidamente abrigadas em espaços disponibilizados pelo governo municipal. Há intensa interferência do Executivo estadual no apoio às prefeituras.


A situação está cada vez mais favorável em Assis Brasil. O Rio Acre tem tido forte baixa de nível na região de fronteira com o Peru. Ao meio dia, o nível estava em 5,53 metros, o que representa menos chances de uma nova enxurrada. Na cidade, a cota de transbordamento foi atingida duas vezes apenas em fevereiro, mas houve diminuição rápida na marcação do manancial, baixa que já ultrapassa os cinco metros.


Share
Published by
Da redação ac24horas

Recent Posts

Briga por limão e cachaça termina com um esfaqueado em Rio Branco

Advaldo Alves da Silva, de 43 anos, foi ferido com um golpe de faca na…

26/05/2024

CBF quer manter 8 de dezembro como data final do Brasileirão

O presidente da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), Ednaldo Rodrigues, disse neste domingo (26.mai.2024) que…

26/05/2024

Nos pênaltis, CRB bate o Bahia e garante vaga na final da Copa do Nordeste

Nos pênaltis, o CRB se classificou para a final da Copa do Nordeste na noite…

26/05/2024

Fortaleza goleia Sport fora de casa e está na final da Copa do Nordeste

O Fortaleza venceu o Sport por 4 a 1 na Arena de Pernambuco neste domingo…

26/05/2024

Belo e Denilson surgem pela primeira vez em público após briga polêmica e cantor brinca: ‘Ele também é meu fã’

Se o público tinha dúvidas de que a paz entre Denilson, 45 anos, e cantor…

26/05/2024

Indígenas esfaqueados são transferidos para Cruzeiro do Sul e acusado é internado

Os dois indígenas da etnia Shawandawa, conhecidos por Araras, Antônio Cazuza e Ronaldinho, que foram…

26/05/2024