Menu

Novo decreto amplia áreas em situação de emergência na capital

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

DCIM135GOPRO


O prefeito Marcus Viana assinou nesta quarta-feira, 25, o decreto 201, que altera o decreto 193 que estabeleceu a situação de emergência em localidades atingidas pela cheia do Rio Acre em Rio Branco. O decreto amplia o número de áreas atingidas, passando a constar os bairros 6 de Agosto, Santa Teresinha, Ayrton Senna, Adalberto Aragão, Aeroporto Velho, Terminal da Cadeia Velha, Cadeia Velha, Baixada da Cadeia Velha, Baixada da Habitasa, Base, Conjunto Jardim Tropical, Rua 10 de Junho, Boa União, Glória, Cidade Nova, Palheiral, Bahia Velha, Triângulo Novo, Taquari, Sobral, Areal, Beco Maria Eugenia (Vitória), Comara, Recanto dos Buritis, São Francisco, Sapolândia (Distrito Industrial) e Quinze. Na área rural, a situação de emergência passou a constar as comunidades do Panorama, Liberdade, Boa Água, Bagaço, Comunidade da Extrema, Panorama Ribeirinho, Catuaba, comunidade ribeirinha do Amapá, Projeto de Assentamento Colibri, Belo Jardim, Limoeiro e comunidade Oriente.

Publicidade

O nível do rio Acre chegou a 16,16 metros às 18h desta quarta-feira, fazendo com que, até aquele horário, 680 famílias (2.511 pessoas) tivessem de ser removidas de suas casas e levadas para o abrigo público no Parque de Exposições, juntas, inclusive, com seus pertences e animais domésticos. A Defesa Civil prevê que o nível do rio continuará subindo nas próximas horas.


O decreto anterior levou em conta o alerta do Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais 299/2015 que indica risco muito alto de inundação para a cidade de Rio Branco, assim como as previsões do tempo para os próximos dias também indicam agravamento da situação em decorrência da continuidade das chuvas na região –tendência que está mantida e justifica a ampliação do decreto.


O novo decreto de situação de emergência considera que de acordo com levantamento do Sistema de Georreferenciamento (SIG), da Prefeitura de Rio Branco, o número de edificações atingidas pela enchente já é superior a 9.000 imóveis até esta quarta-feira.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido