Menu

Pesquisar
Close this search box.

Cheias deverão provocar a alta dos preços dos produtos rurais nos próximos meses no Amazonas

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

As fortes chuvas na Região Norte têm impactado diretamente o volume de rios no Amazonas e no Acre. Ruas e bairros ficaram alagados, estradas foram destruídas e alguns locais registraram queda no fornecimento de energia.


No Estado do Amazonas, o nível dos Rios Alto Solimões, Juruá e Purus aumentou consideravelmente. Em função disso, alguns Municípios decretaram Situação de Emergência (SE). São eles: Canutama, Envira, Itamarati, Guajará, Ipixuna e Eirunepé.

Anúncios


Dentre os impactos do episódio, estradas que ligam os Municípios foram interditadas. Isso comprometeu o tráfego de veículos na região e gerou prejuízos para o comércio local. Algumas escolas chegaram, inclusive, a adiar as aulas por danos na estrutura.


E os impactos devem ser ainda maiores. Segundo a Federação de Agricultura e Pecuária do Amazonas (Faea), as cheias deverão provocar a alta dos preços dos produtos rurais nos próximos meses. Isso porque a produção agropecuária faz parte da economia de grande parte dos Municípios do interior do Estado.


Dados da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil do Amazonas apontam que a cheia já atingiu 45 mil pessoas. Várias famílias estão recebendo ajuda humanitária, como kits de medicamentos, cestas básicas e água potável.


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido