O Rio Madeira, em Rondônia, pode chegar a 16,70 metros nas próximas 48 horas, segundo informou a Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM). O nível nesta quarta-feira (25) atingiu 16,54 metros. A cota de alerta é 16 metros. Ontem, a cota estava em 16,48 metros.
Segundo a CPRM, a situação não pode ser considerada critica, já que o rio tem ficado nos últimos dias pelo menos dois metros abaixo dos números registrados em 2014, quado ocorreu a cheia histórica. Em 25 de fevereiro do ano passado, a medição marcou 18,51 metros.
De acordo com a CPRM, e publicado no site G1 de Rondônia, o nível do Rio Madeira é influenciado pelas bacias dos rios Mamoré e Beni, que nascem na Bolívia e no Peru, e, por isso, as chuvas que caem naqueles países é que refletem no nível do rio no Brasil.
“O que chove na área urbana de Porto Velho não influencia diretamente na elevação no nível do Madeira, mas sim em problemas de drenagem urbana e elevação dos igarapés urbanos, mas não necessariamente no nível do rio”, esclareceu Francisco Reis, engenheiro hidrólogo da companhia.
O engenheiro explicou que, nas próximas semanas, a previsão é de chuva acima da média nas cabeceiras dos rios na Bolívia e no Peru e que isso vai se refletir no Madeira, que continuará em elevação até março. Ainda assim, Francisco descarta a possibilidade de uma nova enchente como a registrada em 2014. “A gente não espera um nível tão elevado como de 2014, apesar do nível estar acima da média. Porém, no momento, o nível está bem abaixo em relação a 2014”, avaliou.
O programa Bar do Vaz, comandado pelo jornalista Roberto Vaz e contando com a participação…
Conforme antecipado pelo programa Bar do Vaz, do ac24horas, o prefeito de Rio Branco, Tião…
Maíra Cardi tomou uma decisão depois de revelar ter sofrido um aborto espontâneo. A mulher…
Já estão abertas e prosseguem até o dia 9, as inscrições online para o Processo…
O prefeito Tião Bocalom (PL) deverá oficializar a nomeação da engenheira de petróleo Flaviane Agustini…
Leonardo relembrou o começo da carreira ao dar uma entrevista para a nora, Virginia Fonseca,…