Menu

Pesquisar
Close this search box.

Rio avança em Brasiléia e em Cruzeiro do Sul, Rio Juruá já transborda

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O Rio Acre, na capital, já marca, na manhã desta quarta-feira, 25, 15,92m. O nível tem aumentado nas últimas horas, consequência das águas do Alto Acre, que chegam à capital desde a madrugada, em maior volume. Em Rio Branco, 1.313 pessoas estão sendo assistidas pelo poder público municipal, apenas em um único espaço edificado no parque de exposições da cidade.O nível do rio está quase dois metros acima da meta de transbordamento.


O mesmo acontece em Xapuri. Na cidade, o nível do Rio Acre já ultrapassa quase quatro metros a cota de transbordamento, que é de 13,40m. Na manhã de quarta-feira, 25, o manancial apresentou nível de 16,76m, informou a Defesa Civil ao ac24horas. São, na cidade, 296 famílias atingidas pelas águas do rio, o que aumenta para quase 500, o número de pessoas.

Anúncios


Na fronteira, as cidades de Epitaciolandia e Brasiléia são as que mais sofrem. Quase cinquenta ruas já foram alagadas em 17 bairros de ambas as cidades. Mais de 3.100 pessoas já estão sendo assistidas pelas prefeituras de ambas as cidades. A situação é ainda mais complexa nessa manhã. O Rio Acre marcou, na medição das 6h, 15,34m, nível de quase cinco metros acima da cota de transbordamento. Ao todo, 25 abrigos foram disponibilizado à população das cidades.


Em Capixada, a 76 quilômetros da capital, o Rio Acre estava marcando, às 6h de hoje, 14,29m. É a primeira vez que a cidade entra nas previsões da Defesa Civil Estadual. No município não existem desabrigados.


Em Tarauacá, a situação piorou ainda mais em seis horas. Se durante o dia o nível não subiu, pela noite, houve acréscimo de 16 centímetros, passando o nível de 10,50m para 10,66. O Rio Tarauacá já prejudica a vida de 30% da população. Apenas nove famílias estão desabrigadas e outras 53 desalojadas. A cidade dispõe de apenas um abrigo público.


A situação em Cruzeiro do Sul também volta a se complicar. O Rio Juruá marcou, às 6h, o nível de 13,25m, e começou a transbordar pela terceira vez neste ano. A cota de transbordo estava avançada em 25 centímetros, o que já preocupa as autoridades municipais.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido