A denúncia é de Kátia Ferreira, filha da paciente. Ela apresentou o recibo no valor de R$ 540 que consta os medicamentos Gencitabina de 1 grama e de 200 miligramas. Os remédios foram adquiridos no dia 20 de fevereiro, data agendada para Francisca das Chagas realizar a terceira sessão do tratamento. No dia 15 de janeiro, a paciente também pagou pelos remédios que deveriam ser disponibilizados pela unidade de saúde mantida pelo governo do Acre.
Kátia Ferreira diz que resolveu falar, depois que a direção do Unacon estabeleceu um prazo até depois do carnaval para regularizar a falta de medicamentos no hospital. “Somos de Sena Madureira, temos que pagar pela estadia em Rio Branco, para piorar a situação, minha mãe que ganha pouco mais de um salário por mês, já teve que desembolsar R$ 1.080 – em pouco mais de um mês”.
Segundo Kátia Ferreira, a situação se torna mais revoltante, quando uma pequena empresa tem os remédios para vender aos pacientes, enquanto o Estado alega questões burocráticas para não ter os produtos em estoque. “A direção do hospital pediu um prazo até o final do carnaval, não cumpriu, tivemos que comprar os medicamentos de uma empresa que funciona em uma sala”.
De acordo com a denunciante, mais pacientes estariam pagando pelos remédios para não interromper o ciclo de tratamento. “As pessoas não têm condições, mas fazem sacrifícios para não voltar à estaca zero do tratamento. Este tratamento é um ciclo que não pode ser interrompido, quem não quer se prejudicar tem que pagar para manter as esperanças de cura”, destaca Kátia Ferreira.
Procurada pelo ac24horas, a Sesacre lamentou o ocorrido e garantiu que todas as providências já foram tomadas e que até a semana que vem o medicamento estará disponível para a paciente. O órgão destacou que uma compra emergencial foi feita pelo secretário Armando Melo com o intuito de sanar a falta de medicamentos definitivamente no Hospital do Câncer.
Em sessão extraordinária realizada nesta segunda-feira, 30, os vereadores de Rio Branco aprovaram o projeto…
Uma reunião na tarde desta segunda-feira, 30, ocorrida entre membros do Progressistas, União Brasil e…
O agricultor Francisco Menezes Passos, de 43 anos, faleceu na manhã desta segunda-feira, 30, na…
Equipes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e Corpo de Bombeiros realizaram nesta…
O Elevado Beth Bocalom, localizado na Avenida Dias Martins, em Rio Branco, registrou seu primeiro…
Um corpo ainda não identificado foi encontrado carbonizado em uma área de mata na manhã…