Categories: Cotidiano Destaque 4 Notícias

Cheia no Acre já atinge 19 mil pessoas

Published by
Da redação ac24horas

Um dia de preocupação e aumento no volume dos rios em todo o Acre. Casas debaixo d’água, ruas tomadas por rios, pontes que já não servem mais para travessias. Assim pode ser relatada a situação dos municípios banhados pelos rios Acre, Juruá e Tarauacá.


Não houve trégua durante toda a terça-feira, 24, nem em Brasiléia e Epitaciolândia, nem em Xapuri ou Capixaba. Rio Branco continuou sendo a cidade que menos sofreu. O Parque de Exposições Marechal Castela Branco, no 2º Distrito da capital, ainda nem se aproximou da situação vivida pelos moradores da fronteira do Acre com a Bolívia.


A última medição realizada nesta terça-feira, às 21h, apontou que o leito do Rio Acre se manteve estável e não teve o nível avançado. Na fronteira, o manancial apresentou marcação de 15,46m. A medição realizada às 15h apontou nível de 15,45m; às 6h, o rio marcava 15,21m. Por conta do constante aumento, às 9h, o nível era de 15,38m. Três horas depois, ao meio-dia, a marcação apontava 15,42m. Ao todo, em apenas 12 horas, o Rio Acre aumentou 48 centímetros.


Considerada a maior cheia da história do município, o transbordo do Rio Acre, nas cidades fronteiriças já atingem 3.827, direta e indiretamente. Quase 20 bairros foram afetados e estão debaixo d’água. Cerca de 30 abrigos também já foram disponibilizados.


Em Xapuri, o aumento no nível também se manteve avançando. O nível de 16,76m deixou diversas ruas tomadas pelas águas do Rio Acre. O fato é que às 15h o rio já marcava 16,64m, ou seja, 14 centímetros a mais, em relação à medição realizada ao meio dia, quando o nível do rio estava em 16,50m. O resultado dos aumentos no volume de águas mostra um acrecimos/dia de quase 90 centímetros, ou seja, quase um metro, fator decisivo para deixar várias casas e pontos comerciais debaixo d’água. Na cidade, 380 pessoas foram atingidas pelo transbordo.


Em Tarauacá, a situação permaneceu a mesma entre 9h e 21h, quando o Rio Tarauacá marcou 10,50m. Dados da prefeitura da cidade apontam que 30% da cidade foi atingida pela cheia do manancial da cidade. Além disso, nove famílias estão desabrigadas e outras 53 desalojadas. A cidade dispõe de apenas um abrigo público.


Em Rio Branco, o Rio Acre, marcou 15,78m, segundo medição realizada às 21h desta terça-feira, 24. O aumento durante todo o dia ultrapassou os 30 centímetros. No fim do dia, 300 novos dormitórios foram entregues no abrigo da capital.


Segundo a prefeitura de Rio Branco, 1.157 pessoas já estão no abrigo do município. Dezoito bairros, além de comunidades ribeirinhas, já foram atingidos pela cheia do Rio Acre. O Riozinho do Rola, também em Rio Branco, marcava às 15h, 14,11m. Em três horas, o aumento no maior afluente do Rio Acre, chegou a 10 centímetros.


Em Assis Brasil, o Rio Acre voltou a subir, como já previsto pelo ac24horas. A cidade não tem famílias desabrigadas, mas precisa manter-se vigilante. A expectativa é de mais chuva para as cidades peruanas próximas à fronteira com o Acre, o que pode causar a subida Rio Acre que, às 21h desta terça-feira, marcava 7,21m, apresentando aumento considerável próximo a casa dos 50 centímetros.


Share
Published by
Da redação ac24horas

Recent Posts

No Acre, vigilante passa por cirurgia após introduzir vibrador no ânus

Um homem que presta serviço de vigilância para uma empresa terceirizada em Rio Branco (AC),…

15/06/2024

“Não existe mais brasileiro do que o acreano”, diz Nicolau em solenidade

A solenidade que marcou a celebração dos 62 anos de emancipação política do Acre, reuniu…

15/06/2024

Hasteamento da bandeira e desfile cívico marcam os 62 anos de emancipação do Acre

O Acre celebra 62 anos de elevação à categoria de Estado, e o governo promoveu…

15/06/2024

Gladson entrega insígnia de Grau Comendador a Donatinho, filho de João Donato

João Donato de Oliveira, conhecido no meio musical como Donatinho, filho do ilustre João Donato,…

15/06/2024

Sucuri de 4 metros é vista com ferimentos em Cruzeiro do Sul

A cena é comum nos municípios do Vale do Jurua: cobras gigantes são vistas na…

15/06/2024

Junina Pega-Pega estreia neste sábado em arraial na Praça da Revolução

Com o tema "São João de Todos os Tempos", a Junina Pega-Pega realizará sua estreia…

15/06/2024