Menu

Fies apresenta falhas nas inscrições

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Vários acadêmicos estão reclamando da dificuldade em se inscreverem no sistema do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). As inscrições foram abertas ontem (23) no portal do MEC, mas não está aceitando os pedidos de cadastro ou renovação de contratos, informando erro no procedimento.


Conforme o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, que administra o Fies, trata-se de um problema técnico que já está em manutenção, e as inscrições devem voltar à normalidade ainda nesta terça-feira (24). As inscrições poderão ser feitas exclusivamente pela internet até o dia 30 de abril.

Publicidade

No ano passado, o MEC alterou as regras para concessão de novos contratos do Fies. O estudante terá que obter um resultado mínimo de 450 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para conseguir o financiamento. Disciplinou também o uso simultâneo de recursos do Fies e do Programa Universidade para Todos (ProUni). Um estudante só poderá usar os dois programas quando tiver bolsa parcial do ProUni e o complemento do Fies for para o mesmo curso e na mesma instituição de ensino superior.


As novas regras causaram polêmica e reclamações do setor privado de educação porque dispõem sobre o repasse de valores da União às entidades mantenedoras para cobrir encargos do programa.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido