Ícone do site ac24horas.com – Notícias do Acre

Major Rocha quer que Cardozo se explique

O ministro da Justiça Eduardo Cardozo poderá prestar esclarecimentos sobre denúncias de sua participação em reuniões com advogados de empreiteiras investigadas na Operação Lava-Jato. Com base no artigo 50 da Constituição Federal, o deputado federal Major Rocha (PSDB-AC), protocolou, nesta segunda-feira 23, requerimento de convocação na Mesa Diretora da Câmara dos Deputados, para que Cardozo se explique, em Plenário, o fato divulgado intensamente na grande mídia brasileira.


“Não há dúvidas de que qualquer cidadão tem o direito de se reunir com o ministro da Justiça, desde que haja pauta definida e a devida publicidade sobre o encontro e sua motivação. O problema reside na falta de tornar público uma reunião de advogados de empresas investigadas justamente com o chefe da polícia que comanda as investigações”, disse.


Para o parlamentar acreano, o ministro da Justiça como agente Público, só é permitido agir dentro dos mais estritos ditames da lei e, as reuniões com advogados de empresas investigadas por atos de corrupção, se ocorreram, devem ter a publicidade sobre os temas tratados, sob pena de ocorrer uma intolerável intromissão do Poder Executivo nos desdobramentos de uma investigação de esquema de corrupção que abala as estruturas da República.


“É de especial urgência e relevância que o ministro da Justiça venha ao Plenário desta Câmara dos Deputados, apresentar, de forma clara, quais empresas enviaram seus representantes jurídicos para as reuniões e quais os assuntos tratados nelas”, finalizou.


Sair da versão mobile