Ícone do site ac24horas.com – Notícias do Acre

Rio Acre já subiu 21 centímetros apenas nesta terça-feira, na fronteira

acre debaixo dagua


O nível do Rio Acre continua subindo na região fronteiriça do estado. Nesta terça-feira, 24, em medição realizada ao meio-dia, o nível do rio estava em 15,42m. Pela manhã, a medição das 6h apontou nível de 15,21m. Já na medição das 9h, o manancial marcou 15,38m. O aumento, em seis horas, foi de 21 centímetros. Os dados são da Defesa Civil do Estado do Acre.


Nos municípios de Brasiléia e Epitaciolandia, 2.798 pessoas já foram atingidas direta e indiretamente pelo transbordamento. São 539 desalojados e 324 desabrigadas. Além disso, 18 bairros, em ambas as cidades já foram atingidos. Ao todo, a região dispõe de 26 abrigos para receber populares.


A pequena cidade de Xapuri, distante 188 quilômetros de Rio Branco, continua sofrendo com a cheia.  Várias ruas já foram tomadas pelas águas do Rio Acre. A medição do meio-dia aponta nível de 16,50m. Às 9h, o manancial estava em 16,35m. Antes disso, às 6h, o nível era de 15,99m.


O aumento em seis horas foi de 51 centímetros, informou o Corpo de Bombeiros. Entre a medição das 9h e das 12h, o número de atingidos saltou de 250 para 470 pessoas. Atualmente são 103 famílias desalojadas e 31 famílias desabrigadas. Quatro bairros foram atingidos na cidade. A prefeitura disponibiliza 10 abrigos aos populares. Quem mais sofre, é a zona rural da cidade.


Em Tarauacá, a situação permanece a mesma desde as 9h, quando o Rio Tarauacá marcou 10,50m. Dados da prefeitura da cidade apontam que 30% da cidade foi atingida pela cheia do manancial da cidade. Além disso, seis famílias estão desabrigadas e mais 18, desalojadas. A cidade dispõe de apenas um abrigo público. O principal afluente do Tarauacá, o Rio Murú, marcou ao meio-dia, 10,89m.


Em Rio Branco, a capital do estado, o Rio Acre, maior manancial da cidade, marcou 15,59m ao meio-dia. O aumento foi de seis centímetros em três horas.  Por conta da contínua subida, muitas pessoas acabaram por serem atingidas e a prefeitura pensou ser necessário construir 300 novos boxes, nas dependências do parque de exposições, localizado no 2º Distrito do município.


Ao todo, 230 pessoas já foram desabrigadas pelo rio. Outras 870 pessoas estão desalojadas. O total de atingidos já ultrapassa a casa dos de 1.500 populares. A cidade conta com apenas um abrigo, espaço que recebe moradores dos bairros Baixada da Habitasa, Airton Senna, Taquari e uma parte da Cidade Nova, além de comunidades ribeirinhas.


O Riozinho do Rola, também em Rio Branco, marcava às 12h, 13,96m.


No município de Capixaba, que também está sendo acompanhado pelas equipes da Defesa Civil, os dados da Agência Nacional de Águas (ANA) apontam o nível de 13,95m. A cidade fica a 75 quilômetros de Rio Branco, capital do estado.


Em Assis Brasil, o Rio Acre começou a baixar. A cidade não tem famílias desabrigadas, mas precisa ficar vigilante. A expectativa é de mais chuva para as cidades peruanas próximas à fronteira com o Acre, o que pode causar a subida Rio Acre que, às 12h desta terça-feira, 24, marcava o nível de 6,59m.


Sair da versão mobile