Menu

Pesquisar
Close this search box.

Rio Acre continua subindo na região do Alto Acre e atinge mais populares

brasileia alagaçao 2015


Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O nível do Rio Acre mantém subida minuto a minuto, na região de fronteira com a Bolívia, nesta terça-feira, 24. Pela manhã, a medição das 6h apontou nível de 15,21m. Durante a medição realizada às 9h, o manancial já estava marcando 15,38m, segundo dados da Defesa Civil do Estado do Acre.


Em três horas, o aumento foi de 17 centímetros. Nos municípios de Brasiléia e Epitaciolândia, 2.620 pessoas já foram atingidas diretas e indiretamente pelo transbordamento.

Anúncios


A situação se complica ainda mais na terra de Chico Mendes. A pequena cidade de Xapuri já está sendo tomada pelas águas do Rio Acre e a régua da Defesa Civil marcava, às 9h, 16,35m. Vale lembrar que a medição das 6h marcava o nível de 15,99m. O aumento em menos de três horas foi de 36 centímetros, informou o Corpo de Bombeiros. Na cidade, 250 famílias já foram atingidas. Destas, 90 estão desalojadas e o restante, desabrigadas.


Em Tarauacá, a situação também está bastante complicada. O Rio Tarauacá marcava às 9h o nível de 10,50m. Dados da prefeitura da cidade apontam mais de 12 mil pessoas atingidas. Destas, apenas quatro famílias foram enviadas a abrigos públicos do município.


Na capital, situação semelhante. Com o Rio Acre marcando 15,53m, segundo medição também realizada às 9h desta terça-feira, 24, foi necessário iniciar a construção de mais 300 novos boxes, para receber os novos atingidos pelas águas do rio.


No parque de exposições, localizado no 2º Distrito da capital acreana, mais de 180 famílias, que somadas resultam em 691 pessoas, estão sendo diretamente assistidas pelo poder público municipal.


Diferente de outros anos, o município de Capixaba também está sendo acompanhado pelas equipes da Defesa Civil. Dados da Agência Nacional de Águas (ANA), apontam o nível de 13,76m, naquele município, distante cerca de 75 quilômetros de Rio Branco, capital do Estado do Acre.


Em Assis Brasil, uma boa notícia. O Rio Acre começa a baixar e não mais desabriga famílias. Mesmo assim, a expectativa é de mais chuva para a cidade, e a situação pode voltar a se complicar. No município, o Rio Acre marcava, às 9h desta terça-feira, 6,33m.


Dez secretarias de governo trabalham intensamente no auxílio à população. A prefeitura da cidade decretou na segunda-feira, 23, Estado de calamidade pública, e o governo do Estado já solicitou a intervenção do governo federal, por meio do Ministério da Integração Nacional (Minc) e Defesa Civil Nacional. O governo trabalha de maneira integrada somando esforços para atender a população, informa o Executivo.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido