Categories: Cotidiano Notícias

Operadoras terão que explicar bloqueio de internet a Ministério

Published by
Da redação ac24horas

O Ministério da Justiça quer que as operadoras de telefonia celular prestem esclarecimentos sobre bloqueio do acesso à internet móvel depois que a franquia contratada termina.


A notificação das empresas Vivo, Claro, TIM e Oi foi feita pelo Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor, da Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça.


No ano passado, as quatro operadoras anunciaram que os clientes de alguns planos, que consumissem toda a franquia de internet móvel contratada, teriam a navegação cancelada, e não apenas a velocidade reduzida, como era feito até então.


Para restabelecer a velocidade, o usuário deveria pagar um valor adicional. As operadoras notificadas terão o prazo de até dez dias para prestar os esclarecimentos.


Foram solicitadas informações sobre a forma de bloqueio do acesso à internet após o esgotamento da franquia de dados, comunicação prévia aos consumidores, alterações contratuais e técnicas envolvidas.


Segundo o ministério, o objetivo é auxiliar na investigação preliminar do assunto, para verificar se todos os direitos e garantias dos consumidores afetados estão sendo respeitados.


Segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), as regras do setor permitem às empresas adotar várias modalidades de franquias e de cobranças, mas o Regulamento Geral de Direitos do Consumidor de Serviços de Telecomunicações determina que qualquer alteração em planos de serviços e ofertas deve ser comunicada ao usuário, pela prestadora, com antecedência mínima de 30 dias.


Ao adotar a medida, as operadoras justificam que esta é uma tendência mundial, porque os clientes necessitam de velocidades de navegação cada vez maiores.


A TIM informou que não recebeu a notificação do Ministério da Justiça, mas diz que está à disposição para prestar os esclarecimentos necessários, e adianta que a medida é aderente às normas da Anatel.


A Claro informou que também não foi notificada, a Oi disse que não comentará sobre a notificação e a Telefônica Vivo informou que, assim que receber o ofício, prestará os esclarecimentos solicitados.


Share
Published by
Da redação ac24horas

Recent Posts

Acre teve 1.149 mortes por hepatites virais entre os anos de 2000 e 2022

As hepatites virais — dos tipos A, B, C e D — foram responsáveis pela…

27/05/2024

Corpo de biomédica que morreu após queda de avião será sepultado nesta terça (28)

O velório da biomédica Amélia Cristina Rocha Marques, de 28 anos, terceira vítima do acidente…

27/05/2024

Quatro apostadores do Acre acertam a quadra na Mega-Sena

No concurso de número 2.729 da Mega-Sena, realizado no último sábado, 25, quatro sortudos do…

27/05/2024

Faro se pronuncia sobre caso de corrupção de cidadania: ‘Vítimas’

Rodrigo Faro, 50, afirmou que foi vítima de esquema ilegal para obtenção de cidadania italiana.…

27/05/2024

Renegociação do Desenrola Fies termina na próxima sexta-feira

O prazo para solicitar condições especiais de renegociação do Desenrola Fies vence na próxima sexta-feira…

27/05/2024

Britto Júnior diz que Luana Piovani ‘colabora com o tráfico’ de drogas; entenda

Na semana passada, a atriz Luana Piovani surpreendeu muita gente ao admitir que usa maconha…

27/05/2024