O nível do rio Acre subiu 33 centímetros nas últimas 12 horas e mede 14, 54 metros,em Rio Branco, informou a Defesa Civil Municipal após a primeira medição do rio feita às 6h. O rio está com 54 centímetros acima da cota de transbordamento, que na capital é de 14 metros.
Apesar da cheia, o coronel George Santos destaca que várias equipes estão monitorando os locais aonde as águas podem desabrigar pessoas. Ainda não há informações sobre desabrigados. Mas já há casas atingidas pela cheia no Terminal do bairro 06 de Agosto e no Aírton Sena.
A prefeitura de Rio Branco já tem uma estrutura montada no Parque de Exposições Marechal Castelo Branco com 160 boxes instalados, caso seja preciso utilizar. Segundo a Defesa Civil, a previsão é que o rio continue subindo.
Em Brasiléia, onde o prefeito decretou estado de emergência, neste domingo, o rio Acre afeta mais de 600 famílias, das quais 100 estão desabrigadas. Cinco escolas foram disponibilizadas, além de um ginásio. Em Xapuri, o rio também transbordou. Mais de 30 famílias foram forçadas a deixarem suas casas no município. Em Epitaciolândia, o prefeito decretou estado de emergência, ontem, também por causa do alagamento.
Nível rio Acre em Rio Branco e interior, às 6h:
Rio Branco: 14,54m
Chuva: 0,8mm
Assis Brasil: 7,27m
Brasileia 14,08m (23h de ontem)
Xapuri:14,80m
Capixaba: 13,00m
Riozinho do Rola:12,78m