Devido à cheia do Rio Acre, iniciada na última sexta-feira, 20, a prefeitura de Epitaciolândia, cidade localizada na fronteira do Brasil com a Bolívia, no Estado do Acre, distante 233 quilômetros da capital Rio Branco, decretou situação de emergência no município. O decreto deve ser publicado no Diário Oficial do Estado (DOE/AC).
De acordo com o último boletim divulgado pela Defesa Civil Municipal, na manhã desta segunda-feira, 23, o Rio Acre desabrigando mais de 300 famílias. Além disso, na cidade, o rio já se aproxima dos 14m, o que deve se confirmar nas próximas horas.
Na cidade, a prefeitura já instalou cinco abrigos públicos para receber os desabrigados pela cheia. Em tempo, os bairros Airton Sena, Beira Rio, Satel e Jose Hassem, já foram tomados pelas águas do Rio Acre.
Vale lembrar que as cidades de Brasileia e Epitaciolândia, estão desde a noite de sábado, 21, sem comunicação por telefone ou internet. Além disso, serviços de energia elétrica também podem ser suspensos nas próximas horas, caso o Rio Acre, que banha as cidades, continue a subir.
Homens da Defesa Civil do Estado seguiram para a cidade ainda na sexta-feira, 20, para ajudar os populares que tem sido atingidos por uma nova enchente. Eles trabalham com a manutenção de contato, avaliando a extensão do alagamento e instalando novas réguas de medição do Rio Acre.