Categories: Destaque 3 Notícias

Estudantes estariam fazendo internato em hospitais do Acre

Published by
Da redação ac24horas

Estudantes de medicina do exterior estariam praticando estágio curricular em regime de internato em unidades hospitalares do Acre de forma irregular. A situação estaria ocorrendo no Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (Huerb) e na Santa Casa de Misericórdia do Acre para estudantes da Bolívia, Paraguai e Argentina.


O caso está sendo apurado desde o início do ano pelo Ministério Público do Acre (MP/AC) em conjunto com o Conselho Regional de Medicina do Acre (CRM/AC), que já promoveram reuniões com os responsáveis das unidades hospitalares para discutir o assunto. As informações constam na portaria de nº. 0005/2015/, publicada na edição do Diário Oficial desta sexta-feira (20) e assinada pelo promotor de Justiça de Defesa da Saúde, Glaucio Ney Shiroma Oshiro.


De acordo com a portaria, em reunião realizada em janeiro na sede do HUERB, com representantes do MP/AC e CRM/AC, se registrou que alguns estudantes que cursam faculdade de medicina em universidades estrangeiras estariam frequentando a unidade para efeito de estágio curricular em regime de internato sem autorização da gerência-geral.


Porém, a gerência-geral teria emitido aviso, um dia antes da reunião, informando ao quadro de pessoal sobre a proibição de “estágio médico curricular de acadêmicos e/ou internos provenientes de quaisquer outras instituições de ensino superior que não as conveniadas”.


De acordo com o MP, após essa reunião, descobriu-se que a Santa Casa de Misericórdia do Acre estaria intermediando tal estágio curricular em regime de internato e que teria havido, inclusive, a assinatura de um convênio entre a unidade e as faculdades de medicina estrangeiras.


Em nova reunião, desta vez na Santa Casa de Misericórdia do Acre, Anderson Sandro Pessoa e Silva, filho do provedor da unidade José Aleksandro da Silva, informou aos representantes do MP/AC e CRM/AC, sobre a existência de convênios celebrados com universidades estrangeiras no tocante aos cursos de medicina e com o fim de permitirem aos alunos destas instituições a cursarem o período de estágio curricular em regime de internato, tendo, inclusive, permitido a consulta e o manuseio de um desses instrumentos de convênio, que estava devidamente assinado pelas partes convenentes.


Segundo Anderson Sandro, 42 alunos das universidades conveniadas da Bolívia, Paraguai e Argentina teriam passado por provas para avaliar o conhecimento e concretizarem o estágio curricular em regime de internato. Ele chegou a entregar para consulta e manuseio uma Portaria interna nomeando o corpo clínico da Santa Casa para o devido acompanhamento do estágio curricular em regime de internato, mas disse que a unidade hospitalar não está habilitada junto ao Ministério da Educação, sendo que o pai estaria tomando as providências nesse contexto.


A Prefeitura Municipal de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), informou que não possui qualquer termo de cooperação técnica firmado com a Santa Casa de Misericórdia do Acre objetivando utilizar a rede de atenção primária como campo de estágio, apesar da já haver sido proposto pela unidade tal celebração. Da mesma forma informou a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre).


Anderson Sandro, durante a reunião, se comprometeu a enviar a cópia dos documentos apresentados, porém não enviou. Com isso, foi instaurado um inquérito civil pelo Ministério Público, a fim de arregimentar dados complementares. Vários órgãos serão notificados para prestarem esclarecimentos sobre o assunto e enviarem todos os documentos para serem investigados.


A Sesacre, de imediato, será notificada para monitorar e coibir eventual circulação de alunos de medicina de universidades estrangeiras que não tenham firmado convênio oficial para realizarem estágio curricular em regime de internato em suas unidades de saúde. A unidade também deverá comunicar a todas as unidades de saúde sobre a instauração do procedimento.


 


Share
Published by
Da redação ac24horas

Recent Posts

Funcionários fazem paralisação após Contax cobrar desconto a colaboradores

Dezenas de funcionários da empresa Contax iniciaram uma paralisação na manhã desta terça-feira (30) em…

30/04/2024

Líder do prefeito diz que Bocalom não falou em nome do PP e insinua corrupção no governo

As últimas informações sobre a sucessão municipal têm pautado a sessão da Câmara Municipal de…

30/04/2024

Polícia Civil faz buscas na Globo após apresentador ser acusado de assédio

O escândalo em torno da demissão do apresentador Alexandre Kapiche teve novos desdobramentos detalhados nessa…

30/04/2024

PRF inicia campanha Maio Amarelo, com ações educativas de trânsito

A campanha Maio Amarelo 2024, em defesa da segurança viária, inicia nesta terça-feira (30), nas…

30/04/2024

Consulta pública sobre transporte aéreo de animais vai até 14 de maio

Está aberta a consulta pública setorial (2/2024) que vai recolher contribuições e sugestões para aprimorar…

30/04/2024

“Não mudou nada”, diz Bocalom sobre possibilidade de Socorro ser candidata

O prefeito de Rio Branco Tião Bocalom (PL) disse em entrevista na manhã desta terça-feira…

30/04/2024