Menu

Funai abre seleção para créditos indígenas do Acre e da região do Madeira

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

As chamadas públicas para apresentação de propostas de prestação de serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) junto a produtores indígenas de base familiar estão abertas até o mês de março. No Acre, diferentemente de outros Estados, a chamada pública contempla apenas o serviço de Ater, sem Fomento a projetos produtivo, já que sua concepção foi anterior à política de fomento.

No caso do Rio Madeira, a chamada contempla, além de ATER e crédito fomento, recursos do PROINF/MDA, como estratégia para reestruturação dos sistemas produtivos locais afetados pela cheia histórica do Rio Madeira em 2013/2014 e a crise sociopolítica no inicio de 2014.

Anúncio

Os editais são fruto das parcerias entre a Funai, Ministério do Desenvolvimento Agrário e Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome e as chamadas são dirigidas ao público indígena que se encontra atualmente em situação de vulnerabilidade social e alimentar e têm como foco principal promover a produção de alimentos básicos às comunidades, com vistas à sua segurança alimentar e nutricional.

No caso de produção de excedentes, visa também estimular a geração de renda, sobretudo por meio da facilitação do acesso aos mercados, inclusive institucionais, tais como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE, popularmente conhecida como Merenda Escolar).

De forma geral, as chamadas preveem a prestação de serviços de Ater durante 24 ou 36 meses, de acordo com cada edital, bem como o aporte de recursos de Fomento para cada projeto produtivo familiar no montante de R$ 2.400,00/família não-reembolsáveis (recursos a fundo perdido).

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.