Menu

Pesquisar
Close this search box.

Acre: Uninorte diz que mudanças no Fies foram feitas sem aviso prévio

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Tentando esclarecer os últimos acontecimentos envolvendo centenas de estudantes, a direção da União Educacional do Norte (Uninorte) disse em nota enviada à redação do ac24horas na tarde desta quarta-feira, 11, que dúvidas e questionamentos sobre o Fundo  de Financiamento Estudantil (FIES) não ocorrem somente no Acre, mas em todo o país.


De acordo com a instituição, em função das novas regras impostas pelo governo federal, através do Ministério da Educação, os problemas ocasionados não foram criados pela faculdade.

Anúncios


LEIA MAIS:
Deputados vão se reunir com diretoria da Uninorte para garantir matrícula de bolsistas
Estudantes fecham Avenida para denunciar cancelamento de matrículas na Uninorte


“As mudanças no Fies foram feitas sem comunicação prévia às instituições de ensino. A Uninorte foi tão surpreendida quanto os seus alunos e se coloca à disposição de todos para buscar o entendimento das novas regras e suas consequências”, informa a faculdade em nota.


Segundo a Instituição de Ensino Superior, o aditamento semestral do Fies sempre existiu, sendo feito de forma simplificada diretamente no site do MEC pelo próprio aluno, conforme regras do programa definidas no contrato firmado entre o aluno e o FNDE.


A Uninorte explica que durante quase todo o mês de janeiro a plataforma SisFies ficou fora do ar. E, voltando a dar acesso recentemente, até o momento não permite novas contratações e nem aditamentos com cobertura de 100% das mensalidades.” Nestes casos, os alunos precisam pagar a diferença, como previsto nos contratos de Fies assinados pelos e alunos e agentes financeiros, Caixa ou Banco do Brasil”, diz a faculdade.


“O que não se sabe, ainda, é se tais situações ocorrem em virtude de erros ou ajustes na plataforma SisFies, ou se por alguma nova regra criada pelo Governo. A Uninorte, tanto quantos seus alunos, espera que esta situação seja esclarecida e normalizada”, explica a direção em comunicado.


A instituição explica que também não há diferença de mensalidades entre alunos sem Fies e com Fies. “O que ocorre é que se o Fies libera, por exemplo, o correspondente a 95% do valor das mensalidades, o aluno pagará os 5% restantes. Neste caso, a Uninorte faculta a possibilidade do pagamento do valor residual não coberto pelo contrato em parcelas mensais ou em uma única parcela ao fim do semestre, sem qualquer acréscimo, correção, juros ou taxas”, diz.


Ainda em comunicado, a Uninorte critica as novas regras que “atingem duramente as faculdades”. “ A Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) alertou ao Ministério da Educação que elas podem inviabilizar muitas instituições, pois  o Governo passa a reembolsar apenas oito das doze mensalidades de cada ano. Ou seja, as faculdades ficarão sem receber do Governo quatro mensalidades de cada ano cursado pelo aluno com Fies. O saldo devido só será pago depois da formatura do estudante, sem garantias de prazo nem correção monetária”, explixa.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido