Após mais um ano de negociação o Corpo de Bombeiros da Policia Militar do Acre inicia a formação de novos 59 soldados. A aula inaugural aconteceu no Teatrão. O curso terá duração de 7 meses.
Para Abrahão Púpio, um dos diretores da Aprabemac e AME/AC, vai existir um avanço em termos de aumento de efetivo. Ele destacou que o bombeiro atua em todo o Estado do Acre o ano inteiro, bem como em partes do território boliviano, peruano e em Porto Velho, em determinadas épocas do ano.
“Precisamos de mais incremento de efetivo para poder ter quartéis fixos em todos os municípios acreanos, e não somente bases móveis periódicas. Mas estamos avançando na questão de efetivo em 2007, 2013/2014 e, agora, em 2015. Ainda este ano queremos avançar na concretização de outras pautas igualmente importantes como salário e progressão da carreira”, destacou Púpio.
A direção da Aprabemac lembra também que a realização do novo curso ocorre após uma longa batalha iniciada desde a publicação do edital n.º 024/2012 SGA/CBMAC, de 12 de junho de 2012 para realização de concurso para provimento do cargo de Soldado Bombeiro Militar do quadro efetivo do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Acre – CBMAC.
“Inicialmente havia a previsão de 250 vagas, cujos alunos soldados foram formados efetivos em 08 de janeiro de 2014. Entretanto, no “cadastro de reservas” restaram cerca de 70 candidatos aprovados nas 5 primeiras fases (prova objetiva, teste de aptidão física, investigação social e criminal, avaliação psicológica e avaliação médica), mas fora das vagas inicialmente previstas no Edital de Abertura”, lembrou o diretor.
Várias reuniões foram realizadas com o governo do Estado e uma comissão organizada com os próprios integrantes do “cadastro de reservas”, incluindo deputados estaduais e federais, secretários de Estado, assessores especiais do governador e com o próprio Governador do Estado do Acre, visando à convocação para a formação e ingresso na corporação.
O Major BM James Clei Silva de Carvalho novamente será o responsável pela coordenação da formação bombeiro militar, a exemplo de 2013/2014 quando dirigiu a formação dos 250 “soldados do fogo”.