Menu

Bocalom está de volta ao Acre para organizar o DEM à disputa de 2016

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Apesar dos problemas familiares que enfrentou recentemente o candidato derrotado ao Governo Bocalom (DEM) está em Rio Branco. A informação contradiz especulações de que ele não moraria mais no Acre. Bocalom tem estado reunido com a sua tropa para organizar os diretórios do partido no interior do Estado. Quanto a possibilidade de disputar a eleição na Capital é uma incógnita. Alguns membros do DEM com os quais conversei me disseram que Bocalom quer dar vez a outras lideranças mais jovens. Mas na realidade a gente nunca sabe. A eleição ainda está longe e tudo pode acontecer. Acho difícil Bocalom desistir das disputas majoritárias. Se tiver condições favoráveis aposto na sua candidatura em 2016. Mesmo porque a eleição na Capital será em dois turnos. Mais uma vez a oposição deverá ter mais de um candidato.

Contrariado
O ex-deputado federal Henrique Afonso (PV), que foi candidato a vice com Bocalom, anda insatisfeito. Uma fonte me disse que ele não gostou da mudanças da presidência do PV de Cruzeiro do Sul. Saiu o jovem Romisson, que era seu assessor e, entrou o radialista Paulo Amorim (PV).

Anúncio

Caminho a seguir
Henrique poderia ser mais uma vez candidato a prefeito de Cruzeiro do Sul. Mas para isso teria que mudar de partido. A maior parte do PV voltou para a FPA. Ele não teria legenda para a disputa. Dizem que a tendência é Henrique se dedicar mais à vida espiritual.

A espera de um cafezinho
Uma fonte quente do PV me garantiu que a tendência do deputado estadual Nelson Sales (PV) é mesmo acompanhar a “banda” do partido que foi para a FPA. Segundo a fonte, tudo só depende de um cafezinho com o governador Tião Viana (PT) para a “conversão” não parecer tão fácil.

A volta da “eterna” integração
O deputado federal Raimundo Angelim (PT) está colocando como uma das prioridades do seu mandato a integração do Acre com o Peru e a Bolívia. Foi ele mesmo quem me deu a informação. Recentemente outras tentativas frustradas não faltaram. Quem sabe o ex-prefeito da Capital tenha melhor sorte.

Os entraves burocráticos
O problema da integração comercial com os países vizinhos é a burocracia. Nunca vi povo para gostar tanto de papel como os bolivianos e peruanos. Integração é uma via de duas mãos. E a burocracia é um adversário de peso.

O drama das demissões
O jovem prefeito de Tarauacá, Rodrigo Damasceno (PT), não está tendo “moleza”. Afinal foram duas enchentes seguidas e a necessidade de enxugar a máquina da prefeitura. Mas isso tem gerado descontentamentos em aliados políticos.

A maior vítima
O PSB é o partido mais insatisfeito com o prefeito de Tarauacá. Aliado de primeira hora e com o vereador da base João Brasil (PSB), o PSB pode se pintar pra guerra. O secretário de meio ambiente Lazaro Almeida foi exonerado. Ele é irmão do presidente local do PSB, Grandi Almeida.

A candidata de Petecão
A vereadora Janaína Furtado (PSD) poderá ser candidata a prefeita de Tarauacá, em 2016. O maior incentivador é o senador Sérgio Petecão (PSD). Janaína é esposa do comunicador Accioly, que tem inegável influência na região.

O passado esquecido
Uma fonte me revelou que Janaína apoiou, em 2014, as candidaturas de Moisés Diniz (PC do B) para federal e Perpétua Almeida (PC do B) ao Senado. Mas teria entrado em acordo com Petecão para por uma pedra no passado e se lançar candidata. Me disseram que a vereadora está muito bem avaliada.

As escaramuças voltaram
Acho que a FPA erra ao direcionar fogo ao senador Sérgio Petecão (PSD). Qualquer declaração dele gera nota oficial de repúdio do PT. Ao invés de enfraquecerem o senador fazem é fortalecer.

Momento delicado
O PT está vivendo um inferno astral em todos os níveis. Conversei com um amigo de alta patente do Governo Dilma (PT) esses dias e o seu pessimismo era evidente. A verdade é que os erros da presidente estão incomodando demais os próprios petistas.

Salve-se quem puder
Nessa conversa meu amigo falava em salvar algumas gestões estaduais do PT. Pelo tom de quem realmente conhece internamente o Governo as coisas estão muito complicadas. Os bombeiros políticos já foram acionados.

Lula no Acre
Em breve, o ex-presidente Lula (PT) virá ao Estado para reeditar a Caravana da Cidadania. Os aliados de todas as horas, Tião Viana (PT) e senador Jorge Viana (PT), estão articulando a visita que acontecerá na realidade em todos os estados brasileiros.

O salvador da pátria
Lula vai andar o Brasil inteiro tentando salvar o Governo Dilma. Ele já admite ser candidato à presidência em 2018. Só não sei se vai ter saúde para isso. Mas no quesito “carisma” Lula dá de 10 a zero em Dilma, isso é fato.

A esperança dos jovens
Recebi a informação de que já foram formados 500 jovens acreanos para trabalharem no Call Center do Acre. O projeto é para cinco mil vagas. Desde os tempos do Senado que Tião Viana tem o sonho de montar essa empresa de prestação de serviço no Estado. Num lugar onde a maioria das oportunidades estão relacionadas ao emprego público quem sabe a prestação de serviço possa ser uma saída. A torcida é para o projeto dar certo. Afinal, o que está em jogo é o futuro de milhares jovens que formarão a nova geração de acreanos.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.