A reitoria da Universidade Federal do Acre (Ufac) informou em nota que investirá na segurança dos universitários, professores e visitantes da unidade educacional. A nota vem após três estudantes serem assaltadas no estacionamento da universidade na última sexta-feira (6).
Segundo a reitoria, será criada uma comissão com participação da comunidade acadêmica para identificar demandas de segurança para elaboração de um novo projeto de segurança para o campus; instalação de novos postos de vigilância; ronda 24h, a pé e motorizada, nas áreas de funcionamento dos cursos, além de outros métodos.
Na noite de sexta-feira, três estudantes do curso de História viveram momentos de tensão ao serem perseguidas por um bandido com pode de uma faca dentro do campus. Uma delas foi jogada no chão e teve alguns ferimentos, após ter seu aparelho celular levado pelo bandido.
Monitoramento por imagens da entrada de veículos nas dependências do campus; instalação de refletores para melhorar a iluminação das partes escuras do campus, entre os blocos, e parte externa, onde a circulação é menor e onde há maior proximidade com a mata; implantação de um canal de comunicação para solicitação de atendimento e manutenção permanente da iluminação dos postes do anel viário e dos estacionamentos serão outras medidas discutidas entre a futura comissão.