Categories: Cotidiano Notícias

Comitê de Prevenção e Combate a Dengue é criado em C. do Sul

Published by
João Renato Jácome

A ideia é socializar de modo integral o debate e tomada de decisões entre repartições públicas, instituições não governamentais e sociedade civil organizada, na busca de soluções para colocar a dengue no município.


A Prefeitura de Cruzeiro do Sul formalizou a criação e composição do Comitê Municipal de Mobilização e Prevenção e Combate a Dengue na tarde dessa quarta-feira, 04. O ato aconteceu na sede da Secretaria Municipal de saúde com a participação do Ministério Público, Polícia Militar, Câmara de Vereadores, Secretarias Municipais, profissionais em saúde, além de outras instituições e órgãos públicos de Cruzeiro do Sul.


Segundo o Promotor de Justiça do Meio Ambiente, Wendy Takao, o Comitê é uma proposição do Ministério Público, que desde a notificação dos primeiros casos de dengue tem participado ativamente dos encaminhamentos com vista ao combate da doença. “Este comitê é um foro importante onde todas as pessoas que representam as repartições públicas, inclusive a própria comunidade irão debater as alternativas, as soluções para este problema que não é só de poder publico, mas da própria comunidade, porque afinal de contas quem não cuida do seu quintal, quem não cuida da sua casa está sujeito a contrair essa doença”, ressaltou o promotor.


Comitê é uma proposição do Ministério Público | Foto: Assessoria

 


Para Secretária de Saúde, Lucila Brunetta, o Comitê de Combate a Dengue é uma iniciativa importante já que os membros que o integram representam a sociedade que é a mais prejudicada com a doença. “É a partir da criação deste comitê que serão tomadas as decisões, levando em consideração as sugestões para o combate à dengue. O objetivo do Comitê é analisar a situação e em conjunto com os demais integrantes tomar as decisões” destacou a Secretária.


Brunetta explicou também da proposta de Criação de uma Brigada de voluntários nos bairros no sentido de envolver mais a comunidade, no sentido de aproximar ainda mais a população, despertando o senso de responsabilidade, já que o combate a doença só surtirá efeito com a efetiva participação de todos.


Muana Araújo que já atua na Coordenação Entomológica, designada Presidente do Comitê Interinstitucional disse que apesar do acúmulo de funções, o trabalho terá o apoio das instituições parceiras o que poderá resultar numa ação mais efetiva com vistas à redução da dengue. “Apesar de ainda estarmos numa epidemia temos a confiança de que unindo forças a gente chega a uma redução, números aceitáveis pelo Ministério da Saúde como aliás já podemos perceber”, finalizou.


Share
Published by
João Renato Jácome

Recent Posts

Empresários do Acre participam da principal feira de alimentos e bebidas da América Latina

Uma comitiva de mais de 10 empresários acreanos participa, entre os dias 18 e 21…

19/06/2024

Casos prováveis de dengue já superam 2023 no Acre; chikungunya eleva quase 500%

O Boletim Epidemiológico Semanal das Arboviroses lançado pela Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre) esta…

19/06/2024

Comissão do Senado aprova texto da reforma do ensino médio

A Comissão de Educação e Cultura do Senado aprovou, em votação simbólica, o parecer favorável…

19/06/2024

Ministério Público busca aprimorar investigações de crimes de gênero no Acre

O Centro de Apoio Operacional às Procuradorias e Promotorias Criminais (Caop-Crim) do Ministério Público do…

19/06/2024

Comissão Ambiental apresenta relatório final sobre Regulamentação do Código Florestal do Acre

Na manhã desta quarta-feira (19), após o encerramento da Ordem do Dia, a Assembleia Legislativa…

19/06/2024

Aleac participa do 1º Fórum de Deputados e Deputadas da Amazônia Legal

Uma delegação de deputados estaduais da Assembleia Legislativa do Estado do Acre (Aleac) se fez…

19/06/2024