Menu

Pesquisar
Close this search box.

Abandono de pacientes do TFD no hospital do câncer de Barretos é debatido na Aleac

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A saúde pública voltou a ser a pauta principal dos debates de oposição e situação na Assembleia legislativa na manhã desta quinta-feira (5). Os deputados de oposição apresentaram a denúncia que pacientes encaminhados pelo TFD do Acre, estariam abandonados, sem assistência do órgão nem ajuda de custo, no Hospital do Câncer de Barretos, no Estado de São Paulo.


Segundo a deputada Eliane Sinhasique (PMDB), ela teria recebido uma mensagem da paciente Cássia Mercedes, que faz tratamento na unidade de saúde paulista. “A revolta é grande, pessoas que moram em Rio Branco, estão tentando voltar para o Acre, mas não conseguem a passagem. Há uma semana os telefones do TFD não funcionam. Eles estão vivendo de ajuda de conterrâneos”.

Anúncios


A peemedebista disse que sua equipe fez 19 ligações para o TFD e nenhuma foi atendida. O deputado Gehlen Diniz (PP) saiu da pauta da maioria dos deputados de oposição e denunciou que “a balança que serve para controlar o peso dos caminhões não estaria funcionando. De acordo com ele, a balança localizada na Tucandeira, “garante a vida útil da estrada”.


Jairo Carvalho (PSD), também da oposição, denunciou que a ponte do ramal da Limeira, na BR-317, estaria necessitando de reforma. Revoltados, os agricultores teriam impedido que uma máquina de propriedade do Deracre deixasse a localidade. Carvalho sugeriu que o líder do governo, Daniel Zen, procure o Deracre para solicitar providências.


O tucano Luiz Gonzaga retomou a pauta da saúde e apresentou três requerimentos para beneficiar o município de Mâncio Lima O primeiro pedindo a recuperação da Avenida Japiim, principal acesso ao município. O segundo pedindo a instalação de um aparelho de Raio-X no hospital e um terceiro solicitando a reforma do hospital Abel Pinheiro.


Chagas Romão (PMDB), voltou a denunciar a falta de reforma do hospital de Xapuri. “Há três anos, fazem licitação, mas ainda não resolveram os problemas do hospital do município de Xapuri. O peemedebista fez um apelo ao líder do governo, que intervenha junto ao governo do Acre, “para evitar a queda do teto. A gente chega lá e tem mais medo de morrer dentro do hospital do que fora”.


O líder do governo, Daniel Zen (PT) foi sucinto nas respostas. “A parte física do TFD está de mudança, saindo da Silvestre Coelho para sede da Sesacre. Foi informada a mudança . Todas as passagens dos pacientes de Barretos, já foram expedidas na manhã de hoje. A balança da Tucandeira é de responsabilidade do DNIT, que deve ser oficiado para reportar quais os problemas”.


O petista Lourival Marques informou a solução de uma denúncia apresentada pelo deputado Chagas Romão, que apresentou um caso de um paciente que espera há oito meses por uma resposta do TFD. “A passagem do paciente que esperava tratamento de deslocamento de retina, denunciada na tribuna desta Casa, na sessão de ontem, já foi agendada”.


A base de governo resolveu fazer um bate-bola para que todos os deputados apresentassem respostas às denúncias da oposição. Até o dono de drogaria, André Vale (PRP) apresentou dados sobre a falta de medicamentos. “O Unacon trabalha com mais de 120 medicamentos, faltam apenas 12. A maioria deles é importado, todos estão patenteados pelos grandes laboratórios”, disse.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido