Menu

Confiança no comércio cai e chega ao menor nível desde 2010

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A confiança do comércio caiu 1,5% neste mês em relação a dezembro do ano passado, segundo a FGV (Fundação Getulio Vargas). Com o novo recuo, o índice atingiu 107,3 pontos, o menor nível da série iniciada em março de 2010.

De acordo com o superintendente adjunto para Ciclos Econômicos da FGV/IBRE, Aloisio Campelo Jr., após um final de ano muito fraco, o Comércio avalia o nível de demanda de forma um pouco mais favorável em janeiro, na série livre de influências sazonais.

Anúncio

— Este movimento foi, no entanto, mais que compensado pela piora das expectativas do setor em relação aos meses seguintes, levando a confiança do Comércio ao nível mais baixo da série iniciada em março de 2010.

O Índice da Situação Atual evoluiu favoravelmente, ao subir 11,2% frente a dezembro, alcançando 89,3 pontos em janeiro. Já o recuo de 8,9% do Índice de Expecativas, chegando ao mínimo histórico de 125,2 pontos, revela desânimo dos empresários do setor em relação aos próximos meses.

A evolução desfavorável da expectativa futura decorreu da queda dos dois quesitos que o compõem. O indicador que mede o grau de otimismo com as vendas nos três meses seguintes caiu 9,7% sobre o mês anterior, chegando ao menor valor da série (127,5 pontos), enquanto o indicador que mede o otimismo em relação à situação dos negócios nos seis meses seguintes recuou 8,2%, registrando o mínimo histórico em 122,8 pontos.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.