A Federação de Atletismo do Acre (FACAt), anunciou neste sábado, 31, que o estado do Acre acaba de conquistar a instalação de um Pólo de Iniciação ao Atletismo. A proposta, feita pela Confederação Brasileira (CBAt) busca melhorar os resultados do atletismo acreanos nas competições em que o estado é representado. Trabalhos devem começar já em 2015, segundo o Departamento Técnico da entidade.
O presidente da FACAt, Afonso Alves, liberou a informação ao ac24horas, em primeira mão. De acordo com o representante, a entidade deve acertar, até o mês de fevereiro, em qual local serão ministrados os programas de treinamento teórico e prático. Além disso, a FACAt vai indicar professores para cursos de qualificação.
“A gente só vai se preocupar em selecionar o local dos trabalhos, e temos prazo para isso. Depois, vamos escolher os melhores profissionais da área para que eles passem por uma capacitação específica. Todo o investimento será feito pelo Ministério do Esporte, diretamente à Federação, pela Confederação, ou seja, vamos ter autonomia para trabalhar e conquistar ainda mais resultados satisfatórios”, comenta o dirigente.
Assim que decidida toda a parte logística dos trabalhos, Afonso conta que o Ministério do Esporte e a Confederação Brasileira encaminhará todo o material didático e equipamentos oficiais necessários. Entre os itens informados pela CBAt, estão pesos, dardos, barreiras, varas para salto e diversos outros implementos para as aulas e treinamentos.
“Além da gente receber todo esse material, vamos ter aqui a visita de técnicos da Confederação, do pessoal do Ministério do Esporte, enfim, teremos firmada uma das mais importantes parcerias esportivas que o Acre já teve”, acredita o professor Afonso.
O secretário-geral da entidade, João Renato Jácome, informou que toda a documentação referente ao projeto nacional já foi encaminhada e em fevereiro, a parceria já deve ser firmada pelos órgão provedores. Além disso, a FACAt já possui projeto focado na formação continuada dos participantes dos Jogos Escolares, realizados anualmente pela Secretaria de Educação do Estado (SEE).
“Nesse primeiro momento, estamos vencendo a parte burocrática. Posteriormente, vamos ficar as parcerias e tão logo seja possível, apresentar o projeto mais detalhadamente ao governo do estado, prefeitura e escolas municipais e estaduais. Nosso objetivo é firmar o projeto em bases sólidas, e avançar com resultados positivos, fazendo com que nosso pólo seja um sucesso e tenha continuação pelos próximos anos”, destacou o secretário.
Renato acredita que “novos atletas vão surgir nos próximos meses. Certamente, essa é uma das oportunidades que não podemos jogar fora. Serão 50 vagas para alunos de escolas públicas, adolescentes com potencial, e, principalmente, para aqueles que amam, aqueles que gostam do Atletismo”, esclarece à reportagem.