Menu

Rio Madeira registra leve baixa e marca 15,28m nesta quinta-feira, 29

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O nível do Rio Madeira apresentou uma leve baixa na manhã desta quinta-feira, 29, com 15,28 metros, ontem (28) marcou 15,31m, o que representa uma baixa de apenas três centímetros, os dados são da Agência Nacional de Àguas , da Defesa Civil de Porto Velho e Rio Branco. A cota de transbordamento do Madeira é de 16.5 metros.

Por telefone, o coordenador da Defesa Civil de Porto Velho, Coronel Pimentel, falou a reportagem do ac24horas que a situação é mais preocupante na região do Abunã, que marca 21,14 metros. Ele explica que a capital já decretou estado de alerta desde a sexta-feira, 23, e que o cenário caminha para situação de emergência nos próximos dias.

Anúncio

“A situação caminha para que decretemos situação de emergência nos próximos dez dias, já que a previsão de chuva para região continua, quando o Madeira ultrapassar um metro da cota de transbordamento é que será decretado situação de emergência em todo o Estado”, explicou Coronel Pimentel.

Questionado sobre o número de famílias já atingidas pela cheia, o coordenador explica que a grande maioria das famílias atingidas pela cheia histórica ocorrida no ano passado não retornaram aos locais, o que acaba por refletir num pequeno número de desabrigados neste ano.

“Pelo menos 200 famílias atingidas pela última cheia não regressam a esses locais. Na final da semana passada, a Defesa Civil removeu oito famílias que acabaram retornaram a esses pontos alagadiços e ontem, 28, trabalhamos na remoção de outras cinco, perfazendo um total de 13 famílias desabrigadas até o momento”.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.