Categories: Destaque 3 Notícias

48% dos acreanos têm conhecimento de compra de votos

Published by
Da redação ac24horas

Uma pesquisa encomendada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre as Eleições 2014 traçou um perfil do que pensa o eleitorado brasileiro sobre o trabalho desempenhado pela Justiça Eleitoral. Com uma amostra de quantitativa de quase dois mil eleitores, entre 18 a 60 anos,  a pesquisa revelou aspectos como confiabilidade, segurança das urnas, biometria e crimes eleitorais, entre outros.


A amostragem acabou comprovando o óbvio: o grande índice, independente de classe social, de um dos crimes mais perigosos à democracia: a compra de votos.


Segundo a publicação do TSE, dos 1.964 eleitores entrevistados, 28% declararam ter testemunhado ou conhecido casos de compra de votos nas eleições de 2014.


De acordo com o gráfico quantitativo, o Acre aparece empatado com o Maranhão, que registram o segundo maior índice de crime por compra de votos com 48%, perdendo somente para Roraima com 71%.


As cidades com os menores índices de compra de votos foram Paraná e Distrito Federal com 21%, seguidos de São Paulo e Minas Gerais, com 22% e Rio de Janeiro com 23%.


A pesquisa revelou ainda outro dado importante: a falta de confiabilidade da população com relação à urna eletrônica. Ao atribuírem uma nota que ia de zero a dez, 38% dos entrevistados afirmaram que não confiam no sistema das urnas eletrônicas e atribuíram notas de zero a quatro, outros 27% deram nota de cinco a sete e outros 35% de oito a dez, gerando uma nota média cinco (5) de confiabilidade.


Outro dado relevante foi quanto à obrigatoriedade do voto. 76% dos entrevistados declararam serem contrários a obrigatoriedade e também afirmaram não crer que o voto seja secreto como afirma a Justiça Eleitoral, a principal alegação do descrédito seria devido a interferência e livre acesso dos ‘poderosos da política’ e autoridades do judiciário (juízes, polícias e outros) ao sistema eletrônico eleitoral.


Ao avaliarem o trabalho desenvolvido pela Justiça Eleitoral nas Eleições 2014, 38% do eleitorado brasileiro atribuíram notas de oito a dez, 35% deram notas de cinco a sete e 27% de zero a quatro.


Share
Published by
Da redação ac24horas

Recent Posts

Estevão salva e Palmeiras vence Botafogo na Copa do Brasil

O Palmeiras passou apuros, mas venceu o Botafogo-SP por 2 a 1 no Allianz Parque…

02/05/2024

Governo mantém Concurso Unificado em todo o país neste domingo (5)

O governo federal confirmou nesta quinta-feira (2) a aplicação das provas do Concurso Público Nacional…

02/05/2024

“Socorro Neri perdeu as condições de ser a candidata”, diz dirigente do Progressistas

O secretário geral do Diretório do Progressistas de Rio Branco, Márcio Pereira, já está falando…

02/05/2024

‘Cãominhada’ com 54 cães celebra aniversário da PM em Cruzeiro do Sul

No próximo domingo, 5, às 7 horas em Cruzeiro do Sul, cerca de 54 cães…

02/05/2024

São Paulo sai atrás, mas reservas mostram força para virar sobre o Águia

O São Paulo venceu o Águia de Marabá por 3 a 1 na noite desta…

02/05/2024

Botafogo acorda no 2º tempo, bate Vitória e sai na frente na Copa do Brasil

O Botafogo levou susto, mas fez o dever de casa ao bater o Vitória por…

02/05/2024