Menu

Mais de 50% dos que nascem na capital não são registradas

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Dados da Secretaria de Direitos Humanos (SEJUDH) apontam que mais de 50% das crianças que nascem na capital não são registradas nos cartórios de Rio Branco (AC). A informação foi publicada pela agencia pública de comunicação, e faz referencia aos dados das maternidades Bárbara Heliodora e Hospital Santa Juliana.

Ao todo segundo levantamento, entre agosto de 2013 e dezembro de 2014, 7.029 crianças não foram registradas pelos pais. De acordo com Elizandra Vieira, coordenadora do programa de combate ao sub-registro civil de nascimento, estão sendo realizadas reuniões com as maternidades e toda rede de saúde neonatal para que sejam identificados os motivos do baixo índice de registros civis. “Com todos os problemas identificados, vamos traçar estratégias para resolver a situação”, afirmou à Agência Acre.

Anúncio

Ainda segundo a Secretaria, um dos motivos que levam os pais a não registrar a criança, são os casos das mulheres de outros municípios e da zona rural, que vêm para Rio Branco quando estão próximas do parto, e não trazem a documentação necessária.

Estatísticas do órgão mostram que na maternidade Barbara Heliodora foram contabilizados 1.850 nascimentos de agosto a dezembro de 2013, destes, somente 806 foram registrados. Na maternidade do Hospital Santa Juliana foram 1.533 nascimentos, destes apenas 741 tiveram seus registros civis de nascimento. Em 2014, o número total de registro civil foi de 4.120 dos 9.313 nascimentos nas duas maternidades de Rio Branco.

 

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.