Menu

Prefeitura de PVH deve decretar alerta por causa da cheia do rio Madeira

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A Defesa Civil de Porto Velho (RO), distante 500km da capital Rio Branco (AC), solicitou ao poder público a publicação de Decreto de Estado de Alerta, por causa do nível do Rio Madeira que está marcando, nesta segunda-feira, 15,15m, segundo medição das 6h. A situação é acompanhada pela Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM) daquele estado.

Em entrevista, o secretário adjunto da Secretaria Municipal de Programas Especiais e Defesa Civil (Sempedec), José Pimentel, deixou claro que a situação na área central da capital é preocupante. Segundo ele, os locais estão com os acessos ainda mais impedidos depois da cheia passada. “Os riscos são maiores hoje, porque os sedimentos que restaram impedem a entrada das embarcações e o trânsito livre nas áreas. A situação é mais difícil agora do que no ano passado”, explicou à reportagem do site Rondônia Agora.

Anúncio

Representantes da prefeitura de Porto Velho, Defesa Civil do Acre e de Rondônia, Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemadem) estiveram reunidos na sexta-feira passada, na sala de situação da capital rondoniense. O objetivo foi apontar medidas e buscar soluções para minimizar os impactos no caso de uma nova cheia do Rio Madeira.

O coordenador estadual da Defesa Civil no Acre, Carlos Batista, disse que sua equipe participou do encontro com objetivo de levantar informações a serem inseridas no plano de contingência do governo acreano e ao mesmo tempo propor uma ação conjunta entre os dois estados para evitar que o Acre sofra com o desabastecimento, e também garantir o atendimento à população nos distritos situados na fronteira entre os dois estados.

“Estamos providenciando locação de tratores e balsas para não interromper a passagem de caminhões com mercadorias e combustíveis, no caso da BR ser novamente inundada. Nosso plano de contingencia prevê, ainda, ações diversas em conjunto com a Defesa Civil de Rondônia e de Porto Velho”, declarou.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.