O Rio Tarauacá subiu rapidamente nas últimas horas e alcançou os 11,36m na manhã deste domingo, 25. O rio que corta a cidade de Tarauacá está com 2,30m acima da cota de alerta, e a 50cm do nível da cheia histórica ocorrida em novembro do ano passado.
A cheia, que atinge 30 ruas dos bairros Triângulo, da Praia e Luiz Madeiro, já desabriga 15 famílias. Todas elas estão sendo assistidas pela prefeitura do município.
O prefeito de Tarauacá (AC), Rodrigo Damasceno, coordena pessoalmente os trabalhos de monitoramento das áreas alagadas e assistência aos atingidos pela cheia.
“Visitei algumas casas durante o período da chuva e percebi o receio de uma nova alagação nas proporções de novembro de 2014 que atingiu 11,93 metros. Além de muita água nos rios e igarapés, tivemos um verdadeiro dilúvio que agravou as áreas que já estavam com água represada e alagou temporariamente a parte da cidade que não estava comprometida”, informa o prefeito, que desde as primeiras horas da manhã visita as áreas alagadas e aproveita, como médico, para fazer atendimento de saúde às famílias.
A prefeitura disponibilizou uma estrutura com uma equipe de 150 pessoas na assistência, com 15 barcos, três caminhões pipas e 10 caminhões. O trabalho conta com a parceria da Defesa Civil Estadual.