Menu

Rio Iaco sobe para 15,78 metros e prefeitura convoca reunião

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

RUA BENJAMIN CONSTANT


O rio Iaco atingiu o maior índice deste ano na manhã de hoje. De acordo com medição realizada pela Defesa Civil Municipal, o nível das águas atualmente é de 15,78 metros, excedendo em 58 centímetros a cota de transbordamento que é de 15,20 metros. No Bairro Praia do Amarílio ao menos quatro famílias já tiveram que deixar suas casas.

Publicidade

Diante do atual patamar, o prefeito de Sena Madureira, Mano Rufino (PR) convocou uma reunião de emergência envolvendo representantes da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e todo o seu secretariado para tratar sobre o socorro às famílias. Em datas anteriores, uma grande reunião foi realizada envolvendo representantes dos governos federal, estadual e municipal.


No encontro de hoje, em particular, foi tratado sobre a questão dos abrigos públicos bem como os equipamentos disponíveis (veículos) de cada setor para ajudar nas mudanças dos moradores.


Pela manhã, acompanhado do Tenente Lins, comandante do Corpo de Bombeiros em Sena e do coordenador da Defesa Civil Municipal, Carlos Davila, o prefeito visitou os locais onde deverão funcionar os abrigos e esteve também nos Bairros atingidos pela enchente, notadamente na Praia do Amarílio e Rua Piauí. Rufino informou que todas as medidas estão sendo tomadas no que diz respeito ao atendimento às famílias. “Graças a Deus temos essa parceria com o Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e demais órgãos e estamos mobilizando todos para atendermos as famílias em caso de necessidade. A preocupação é grande, porém, o plano de contingência já foi elaborado para auxiliar as famílias”, ressaltou.


O tenente Lins, comandante do Corpo de Bombeiros, informou que todo o efetivo está de prontidão para trabalhar auxiliando os moradores nesse período de cheia. “O nosso efetivo atual é de 28 bombeiros militar. Caso seja preciso, acionaremos reforço de Rio Branco. O fato é que o atendimento será feito mediante a solicitação. Esse trabalho conjunto entre os setores é fundamental para amenizar a situação dos moradores”, destacou.


Além da Praia do Amarílio e Rua Piauí, a enchente do rio Iaco afeta os moradores também do Bairro Cafezal e Rua Siqueira Campos, Bom Sucesso, parte do Segundo Distrito e São Felipe.


As famílias que precisarem de ajuda no que tange a realização de mudanças deverão entrar em contato pelo telefone 193, disponível 24 horas.


SAM_8303


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido