Menu

Médico do 61º BIS faz parto de risco com sucesso dentro de pequena aeronave, no AC

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Seria mais um voo de transporte com paciente em situação de risco quando o médico clínico geral e militar do 61º Batalhão de Infantaria e Silva (61º BIS), Rodney Brito, foi surpreendido com uma situação inusitada.


Uma mulher que não teve seu nome revelado estava em trabalho de parto há mais de 10 horas, após avaliação clínica a unidade solicitou a remoção da paciente saindo de Santa Rosa do Purus rumo a cidade mais próxima numa aeronave de pequeno porte para proceder com uma cezariana, já que no município não é realizado cirurgias de risco ou de média e grande complexidade.

Publicidade

Segundo o médico, a gestante apresentava um quadro de macrossomia fetal (bebê grande demais para passagem) além de ruptura prematura de membrana.


O município acionou o transporte aéreo e após decolar, aproximadamente uma hora de voo, a gestante entrou novamente em trabalho normal, que acabou sendo concluído, entre nuvens, com sucesso pela equipe na aeronave.


1_nas nuves in


O procedimento contou com apoio da enfermeira Elisângela e também a habilidade do piloto da Aeronave, comandante Judson Araújo, que evitou as zonas de turbulências, o que possibilitou o parto sem nenhum risco à vida da mãe e do bebê.


Entusiasmado com o parto nos ares, o médico comemorou o nascimento do bebê com um selfie direto da aeronave, minutos após o parto. Natural da cidade de Cruzeiro do Sul, o médico destacou a satisfação de retornar a terrinha após oito anos residindo em Belém do Pará e Manaus, onde concluiu a faculdade de medicina.


Reprodução do Voz do Norte


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido