O prefeito Carlinhos Portela, do município de Porto Acre, cidade localizada cerca de 60 km da capital, anunciou na manhã desta terça-feira (20) a programação oficial em comemoração aos 112 anos da Revolução Acreana, no próximo sábado, 24. Uma vasta programação com atividades esportivas e cívicas acontece durante todo o final de semana.
“Resgatamos a comemoração desta data que estava esquecida e que tem um significado muito grande para a história do Acre, afinal, em 24 de janeiro os bolivianos em Puerto Alonso, se renderam aos rebeldes, que já haviam tomado toda a região, exceto Puerto Alonso”, lembra o prefeito.
Uma corrida pedestre abre as comemorações por volta das 7h30 da manhã de sábado. Um dos pontos altos dessa programação é a exibição pela Sala de Cinema Infantil, projeto Porto Cine Itinerante, desenvolvido pela Secretaria de Cultura do município, com imagens da revolução. No dia 24 o documentário será apresentado na escola Venceslau Salinas, no centro da cidade sede do município.
Na parte da tarde, o time campeão municipal, o Humaitá enfrenta o Plácido de Castro no estádio Mamed Caruta. O ato cívico acontece por volta das 17 horas em frente à prefeitura, na Rua do Comércio. O encerramento das atividades será no Norte Clube Brasileiro, com o Baile da Revolução.
“Mesmo sem o apoio do governo do Acre, além do resgate histórico, esperamos estimular o turismo e o comércio local. Desde já convidamos todos para prestigiar essa data com a nossa população”, acrescentou o prefeito.