Menu

Servidora da Ufac obtém nota mil na redação

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Ufac201501160Muita leitura sobre temas da atualidade foi a estratégia usada pela servidora da Universidade Federal do Acre (Ufac), Oziany Silva de Lima Lindoso, 33, para obter nota mil na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) na edição de 2014. Ela trabalha na Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propeg), ocupando o cargo de técnica em assuntos educacionais, há dois anos.


Oziany, que é deficiente auditiva, integra o seleto grupo de 250 candidatos do Enem que alcançaram nota mil na redação. Segundo informações divulgadas pelo Ministério da Educação (MEC), foram corrigidas 5.934.034 redações. Entre estas, mais de 529 mil zeraram.

Publicidade

Acriana de Rio Branco, com ensino médio realizado na escola pública estadual João Aguiar, a funcionária da Ufac conta que não esperava esse resultado e que ingressou no concurso sem pretensões e com o intuito de somente cumprir um treinamento, tanto que ainda não decidiu para qual curso fará sua inscrição. Leitora assídua de jornais e sites de notícias, Oziany credita a esse hábito seu desempenho que culminou na nota máxima na redação do Enem.


O tema da redação foi “Publicidade infantil em questão no Brasil”. Para desenvolvê-lo, Oziany discutiu mercado e consumismo. “O apelo da propaganda é dirigido ao consumismo das famílias, por meio das crianças”, diz. “A publicidade infantil deve ter sua regulamentação devidamente efetivada e nós também devemos contribuir, observando e fazendo um acompanhamento dos anúncios e junto às crianças.”


Além das matérias jornalísticas, Oziany lembra a leitura de grandes autores brasileiros, como Carlos Drummond de Andrade e Manuel Bandeira. Ela ainda destaca o conhecimento da língua portuguesa como fundamental para conseguir êxito numa dissertação.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido