Menu

E agora, qual será o destino do PV do AC?

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Conversei com a presidente do PV acreano Shiley Torres. Os verdes nas eleições de 2014 começaram na oposição e terminaram o segundo turno dividido. Uma parte apoiando o candidato derrotado Márcio Bittar (PSDB) e a outra a FPA. Agora, a tendência é a neutralidade. O único eleito do PV, deputado estadual Nelson Sales (PV) está de férias. Quando voltar irá tomar um “cafezinho” com o governador Tião Viana (PT). Mas por enquanto o PV não tem ainda nenhum cargo no Governo. Claro tem a chefe de gabinete Márcia Regina que não se desfiliou do PV. Mesmo com o seu marido, Dr. Julinho, no PSB.


Dia do fico
Outro fato interessante é que o deputado federal Henrique Afonso (PV) que ficará sem mandato permanecerá no PV. Henrique pretende voltar a dar aulas. Mas vai fazer política. Não duvido que seja candidato mais uma vez a prefeito de Cruzeiro do Sul.

Publicidade

Ainda no comando
Por outro lado, haverá eleições internas no PV. Shirley Torres deverá continuar a comandar os verdes acreanos. Não têm nomes, por enquanto, para assumirem as rédeas do partido aqui. Shirley “manda bem” como presidente e conhece a estrutura do PV nacional.


Aposta
Acredito que o PV deverá integrar novamente as fileiras da FPA. O partido tem um “charme” que combina com a proposta de gestão governista. Não acredito que o divórcio definitivo irá vingar. Sem falar na questão de sobrevivência.


Nomeações em conta-gotas
O governador Tião Viana é político. Não vai nomear os segundos e terceiros escalões de uma vez. Tudo vai acontecer de acordo com o movimento político do momento. Os aliados vão aumentando e os cargos sendo distribuídos.


DR no comando
A tendência Democracia Radical do PT está no comando dos principais cargos do Governo. Aos petistas de outras tendências resta a boa vontade, principalmente, do secretário de articulação Francisco Nepomuceno, o Carioca. Nessa equação os dissidentes ficam com o “ranger de dentes”.


Luz no fim do túnel
Se for confirmado que o deputado federal Sibá Machado (PT) será o líder da bancada do PT na Câmara Federal as coisas podem mudar. Sibá e Carioca são desafetos assumidos. Mas como líder da maior bancada da Casa, Sibá ganha muita notoriedade e força política.


Pires na mão
As prefeituras acreanas atravessam um momento angustiante. Na primeira parcela do ano do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), 15 delas não viram a cor do dinheiro. Estão pagando parcelamentos de dívidas com o INSS, Fundo de Garantia (FGTS) do funcionalismo, etc.


Herança maldita
O problema das prefeituras do Acre é o inchaço de funcionários. A maioria tem muito mais gente do que precisa realmente. É aquela história, cada prefeito vai contratando por motivos políticos e deixando o “pepino” para o sucessor resolver.


Saúde internacional
A saúde pública do Acre ainda tem muitos problemas. Mas mesmo assim atende bolivianos e peruanos da região fronteiriça. Acontece que nesses países a saúde é paga. Os desfavorecidos procuram atendimento no Acre que não é negado.


Muito barulho por nada
Leio que o recém eleito deputado estadual Heitor Júnior (PDT) se acha capaz de presidir a ALEAC. E pode se candidatar. Parece piada. Na realidade o PDT vive uma eterna “crise de identidade”. Desde dos tempos do deputado Tchê que ameaça sair da FPA, mas ao primeiro grito da Casa Rosada corre da raia.


Bravatas ao vento
Esse tipo de ameaça de “rachar” os acordos é para conseguir mais cargos no Governo e na ALEAC. Na prática, não acontece nada. O PDT não tem representatividade política para querer nada além do que já tem. E ponto final.

Publicidade

Osso duro de roer
Mas pela postura “ousada” do novo deputado do PDT, Tchê pode se preparar. Dificilmente conseguirá seguir no comando do partido sem resistência. Vão tentar manobrar para que as “novas lideranças” assumam o PDT acreano.


Lugar ao sol
O recém eleito deputado estadual Nicolau Júnior (PP) está autorizado pelo senador Gladson Cameli (PP) a lutar pela segunda secretaria da ALEAC. O jovem parlamentar me disse que será oposição. “Mas que não vou para a ALEAC para brigar com ninguém”.


Descartada? Acho difícil…
Duvido que a deputada Maria Antônia (PROS) ficará a ver navios na nova mesa diretora da ALEAC. Além de ser o seu terceiro mandato, Maria Antônia é muito querida pelo governador Tião Viana. Ela e o marido, ex-prefeito Dêda, são fieis ao governador até debaixo d’água.


Questão de prestígio
Na vida real, Dêda tem mais moral com o governador do que o atual prefeito de Rodrigues Alves, Burica (PT). Tem mais votos também. E isso conta muito. Não serão abandonados à própria sorte.


Forte no Juruá
Uma coisa ficou clara depois do resultado eleitoral de 2014, no Acre. O governador Tião Viana tem um capital político considerável no Vale do Juruá. E não deve isso à sua assessoria da região. É uma coisa pessoal dele mesmo. Desde os tempos do Senado que Tião sempre esteve muito presente no Juruá. Conseguiu construir uma imagem de proximidade da população. O problema é que não consegue passar esse prestígio para os seus aliados na região. Tanto que o PT não conseguiu a tão sonhada prefeitura de Cruzeiro do Sul. Pelos nomes que especulam para 2016 parece que o sonho não se tornará realidade mais uma vez. Mas como no futebol, a política é uma “caixinha de surpresas” e ninguém ganha ou perde antes do jogo começar e terminar.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido