Prefeito Marcus Alexandre Viana (PT) tem sido um dos prefeitos de Rio Branco que menos usa o gabinete e que mais fica vai às ruas para acompanhar obras e ouvir a comunidade. Mas isso não pode ser visto como só uma coisa boa. Nos corredores, entre funcionários graduados, há buchichos de que enquanto ele visita comunidades e obras em execução, alguns servidores fazem o que não é nada recomendável para uma administração que diz ser transparente.
Nos últimos dias aumentaram as especulações de que há esquemas desonestos que podem levar a admiração de Viana às páginas policiais. Um auditor municipal que pediu para não ter o nome divulgado informou que “licenciamento de obras” é o tipo de fraude mais comum na administração municipal. Dinheiro que podia está sendo depositado na conta do município, e usado em obras e outras benfeitorias para os moradores da cidade estaria parando no bolso de poucos.
Há também denuncias, não apuradas e nem confirmada, de que há favorecimento em licitações e compras diretas. Ou o prefeito para um pouco mais no gabinete ou vai pagar caro pela ousadia de sair às ruas para se tornar popular e simpático.