Menu

Banco da Amazônia prorroga renegociações de dívidas até dezembro

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

As resoluções 4314 e 4315, do Banco Central do Brasil (BACEN) que autorizam a renegociação de operações de créditos contratadas ao amparo de recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Norte (FNO) foram alteradas prorrogando o prazo para renegociação.

Os clientes que não renegociaram suas dívidas até o fim do ano passado podem procurar as agências do Banco da Amazônia até o dia 30 de dezembro de 2015.

Anúncio

Para a gerente executiva do Banco da Amazônia, Valeida Pessoa, a renegociação é voltada para operações de crédito rural e não rural contratadas até 31/12/2008  ao abrigo de recursos dos Fundos Constitucionais, no caso da Região Norte, o FNO, que estejam em situação de inadimplência em 30/12/2012. “Visa principalmente restabelecer o acesso ao crédito produtivo dos diversos empreendimentos”, conclui.

Os clientes que procurarem as agências para renegociação poderão fazer a atualização do saldo devedor sem a incidência de bônus da adimplência, rebate, multa, mora e demais encargos de inadimplemento.

A amortização mínima é de 10% do saldo devedor atualizado e terá carência de 1 ano para começar o reembolso que poderá ser parcelado em até 10 anos.

Conforme explica a coordenadora de Reestruturação de Operações do Banco da Amazônia, Mariney Demetrio, o cliente que perdeu a oportunidade de renegociar ao longo de 2014, com a prorrogação das Resoluções (4314 e 4315) terá um novo período para renegociar. Segundo informa Mariney, o saldo devedor pode ser recalculado pelos encargos estabelecidos para situação de normalidade, e o cliente deverá, para renegociar, quitar 10% deste saldo.

Existe ainda outra modalidade de negociação com  base na Resolução nº 4260, onde o cliente faz outro financiamento depois que sua dívida é recalculada pelos encargos de normalidade. A inadimplência é eliminada, sem ser preciso o pagamento de 10% do saldo. “Neste caso, será aberta uma nova linha de crédito para liquidar a anterior”, explica. Mariney diz que o limitador dos parâmetros deste acordo indica que as operações devem ter sido contratadas até dezembro de 2006, com valor original de, no máximo, R$ 200 mil. “este não é o saldo devedor e sim o valor contratado”, revela. Ela diz que para fechar o acordo, o cliente deve procurar uma das unidades de relacionamento e manifestar a intenção de negociação.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.