Menu

Pesquisar
Close this search box.

Prefeitura conclui as fundações do Shopping Popular

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

As fundações do Centro Popular de Compras, o shopping popular, estão prontas e a próxima etapa da obra será a concretagem da laje do primeiro andar do empreendimento. O prefeito Marcus Alexandre, que esteve no local nesta terça-feira, disse que o ritmo dos trabalhos está dentro do cronograma estabelecido porque a prefeitura optou por fazer a obra com os comércios do camelódromo funcionando normalmente no entorno da obra, o que “requer soluções de engenharia mais lentas com relação às fundações. Os trabalhos não param mesmo agora no período chuvoso, para que no início do verão, o serviço esteja bem avançado”, afirma o prefeito.


O presidente do Sindicato dos Camelôs e Feirantes do Acre (SINCAFE), Antônio Carlos Juruna, ficou satisfeito porque já conseguiu visualizar a divisão dos boxes do Shopping Popular. “Vemos nosso sonho cada vez mais próximo de se tornar realidade e mesmo com as chuvas os trabalhos não param. Ficamos muito felizes com o que já podemos visualizar”.

Anúncios


As fundações tem 440 estacas e cada uma tem profundidade de cerca de 13 metros. O trabalho foi complexo porque a cinco metros do nível do solo  as perfurações encontram o lençol freático, cujo leito é normalmente ultrapassado com escavações de cinco ou seis metros abaixo dessa camada. Além do lençol de água –comum em regiões próximas de rios –o trabalho de perfuração foi lento por conta de barreiras produzidas desde os tempos em que o local era um igapó e também era utilizado como depósito de lixo.


A primeira linha de drenagem, que também faz parte das fundações, foi a primeira a ser concluída. A linha capta as águas da chuva desde as proximidades da empresa Azul Piscina, na Avenida Brasil, passando pela área do shopping até ser lançada no Igarapé da Maternidade, que deságua no Rio Acre.


popular_01


450 estão sendo construídos no Shopping Popular


O investimento do Governo Federal e da prefeitura de Rio Branco no Centro Popular de Compras –o Shopping Popular, é de R$17,3 milhões. O prédio de três andares terá mais de 450 boxes. O empreendimento está sendo erguido numa área de mais de 12 mil metros quadrados e além dos comerciantes do Camelódromo, os lojistas que ficam na “pedra” do calçadão perto do Colégio Acreano também serão transferidos para o shopping.


Além de garantir mais clientes para os empresários, o Shopping Popular também deverá se tornar uma referência para quem visitar Rio Branco no que se refere o artesanato, alimentação e vestuário regional, podendo criar até 1.350 empregos diretos e indiretos. A Comissão de Transparência, formada por diversos órgãos, instituições e os próprios comerciantes do Calçadão da Benjamim Constant, acompanha e fiscaliza todos os passos deste grande empreendimento. O Shopping Popular está sendo construído atrás do Camelódromo, na rua Quintino Bocaiúva e terá ligação direta com o Terminal Urbano.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido