Menu

Projeto proíbe exibição de lutas na TV antes das 22 horas

Luta acabou sendo decidida na decisão dos jurados
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O Projeto de Lei 7819/14, em análise na Câmara dos Deputados, proíbe as emissoras de televisão aberta de transmitir lutas e comerciais que contenham cenas violentas referentes a esse esporte entre as 6 e as 22 horas.

De acordo com o autor, deputado Geraldo Resende (PMDB-MS), “a exibição de lutas de UFC, boxe e luta livre em horários inadequados pode induzir crianças e adolescentes a aceitar com passividade a prática da violência”.

Anúncio

O parlamentar cita estudo divulgado pelo governo federal em 2010 sobre os hábitos de informação no Brasil, segundo o qual 94,2% da população assiste a programas de televisão. Na opinião dele, esse dado revela a influência que as emissoras exercem sobre a formação da opinião pública no País. “Essa questão é especialmente relevante para o público jovem, cujo caráter ainda se encontra em pleno processo de formação”, sustenta.

Resende acredita que a medida vai dificultar o acesso dos jovens a conteúdos dessa natureza, sem, no entanto, retirar do público adulto o direito de assistir às competições que envolvam lutas.

Tramitação
O projeto será arquivado pela Mesa Diretora no dia 31 de janeiro, por causa do fim da legislatura. Porém, como o seu autor foi reeleito ele poderá desarquivá-lo. Nesse caso, o texto precisará ser analisado por uma comissão especial, junto com cerca de 50 propostas semelhantes, e depois pelo Plenário.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.