Menu

Desafetos do PT acreano terão que engolir o Sibá Machado

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A disputa em 2013 das eleições internas do PT acreano (PED) ultrapassaram os limites da boa convivência entre os “companheiros”. A campanha se radicalizou e deixou marcas de insatisfações de todos os lados. As duas tendências petistas DR e DS tentaram se impor. O deputado federal Sibá Machado (PT) acabou se tornando protagonista do PED apesar de ter perdido a eleição para o candidato do governador Tião Viana (PT), Ermício Sena. O quadro que antecedeu a eleição de 2014 parecia que inviabilizaria a reeleição de Sibá. Mas o deputado não só se elegeu como ainda é forte candidato a líder do PT na Câmara Federal. Sibá Machado viajará todo o Brasil ao lado do candidato à presidência da Casa, deputado federal Arlindo Chinaglia (PT). As articulações indicam que realmente o deputado acreano irá capitanear a maior bancada da Câmara. Encontrei com o Sibá e o parlamentar está uma felicidade só. Se realmente a previsão se confirmar significa que se tornará um personagem importante para abrir caminhos à nova gestão petista do Acre. Com a prefeitura da Capital Sibá sempre manteve uma ótima relação. Claro que com o novo posto a tendência é que o passado seja esquecido. Os desafetos terão que engolir quem vai liderar os petistas na Câmara e poderá ajudar o Governo do Acre nos próximos dois anos.


Conexões nacionais
Nas suas duas eleições Sibá mostrou ter realmente apoio da Executiva Nacional do PT. Já esteve ligado ao grupo do ex-ministro José Dirceu. Agora, conseguiu novos “aliados” entre as várias tendências petistas para se tornar o líder.

Publicidade

Liderança construída na superação
Se as coisas internamente não andaram muito bem, por outro lado, Sibá conseguiu se fortalecer em determinados nichos da sociedade. Os principais deles a UFAC e o IFAC. No caso da universidade do Acre a boa gestão do reitor Minoru Kimpara fortaleceu politicamente o deputado.


Disputa forte
Depois da visita ao Acre, o candidato à presidência da Câmara, deputado federal Eduardo Cunha (PMDB) saiu animado. Provavelmente dos oito votos dos deputados federais acreanos deverá ter cinco. Os três do PT vão votar naturalmente em Arlindo Chinaglia.


Apoios da FPA
O deputado federal Alan Rick (PRB) já confirmou que votará no peemedebista. Se César Messias (PSB) seguir a orientação nacional do seu partido também deverá votar em Eduardo Cunha, ao menos no segundo turno da disputa.


Manobra à vista
Fiquei sabendo que uma ala do PT nacional defende a tese de se render à eleição de Eduardo Cunha. Em troco do apoio querem a garantia de que no biênio 2017/2018 o presidente seja do PT. Essa estratégia ainda poderá vigorar.


Sem rancores
Durante a visita do deputado favorito à disputa da presidência da Câmara, o senador Gladson Cameli (PP) mostrou que não ficará de banda com o Governo do Acre. Pediu ao Eduardo Cunha que coloque urgente em votação o projeto da ZPE do Acre.


Geração de empregos
A ZPE era para ser o carro chefe do Governo de Tião Viana. Por enquanto, o projeto não saiu do papel. Nenhuma indústria se instalou no parque de Senador Guiomard. A industrialização do Acre precisa de um foco mais dirigido às características regionais para gerar os empregos necessários.


Tranquilo
O deputado Alan Rick me disse que nas investigações da Polícia Federal sobre o derrame de carteiras de pescadores no Acre seu nome não apareceu. Vai tranquilo para a sua posse em Brasília no dia 1 de fevereiro cheio de planos e sem medo.


Porto seguro
Encontrei com o prefeito de Porto Walter, Zezinho Barbary (PMDB) que me disse o seguinte: “Nelson você que ironizava na rádio Juruá o nosso município por não ter um porto já pode ir lá que conseguimos construí-lo”. A verdade é que um lugar que chama Porto Walter e não tem porto ficava estranho. Mas agora já tem.


Conciliação
A deputada federal Jéssica Sales (PMDB) não quer abandonar a profissão de médica. Ela conversava durante a visita de Eduardo Cunha com um parlamentar da Paraíba sobre como conciliar a política com a medicina. Na realidade acho que as duas coisas podem ser convergentes.


Boatos ao vento
Me informaram que o candidato do governador Tião Viana (PT) à presidência da ALEAC poderia ser o recém eleito deputado estadual Daniel Zen (PT). Chequei com as minhas fontes e a informação não tem nenhum tipo de veracidade.

Publicidade

Fatura garantida
O próximo presidente da Casa acreana deverá ser mesmo o deputado Ney Amorim (PT). Não teria sentido colocar um marinheiro de “primeira viagem” no comando da ALEAC. Acredito que Zen deverá ser o líder da bancada petista.


Bem articulado
A tendência é que Ney Amorim seja eleito presidente da ALEAC com todos os 24 votos. Mesmo parlamentares de oposição deverão votar no petista. Ele quer fortalecer o legislativo. Só quem conseguiu isso, desde que estou no Acre, foi o ex-deputado Edvaldo Magalhães (PC do B).


Em ascensão
Enquanto o governador Tião Viana está de férias a vice Nazaré Araújo (PT) está no comando do Acre. Simpatia e carisma não faltam para a governadora em exercício. Quem achar que Nazaré é um “poste” estará cometendo um terrível engano. Tenho certeza que a ex-procuradora do Estado irá crescer muito politicamente nos próximos anos, a partir do cargo que ocupa. Pelas redes sociais vejo que os jovens militantes do PT gostam muito da Nazaré. Assim como seu falecido pai, José Augusto, primeiro governador eleito do Acre e, a mãe, Maria Lúcia, ex-deputada federal constituinte, Nazaré transpira política. Abriram uma ampla estrada para ela e, tenho certeza, que a vice-governadora irá se empenhar na jornada. Aguardem.


 


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido