Categories: Destaque Direita Notícias

Recesso Forense doTJ?AC termina nesta terça-feira (6)

Published by
Da redação ac24horas

O Recesso Forense do Poder Judiciário do Acre termina oficialmente nesta terça-feira (6) com a retomada das atividades jurisdicionais e administrativas em todas as unidades judiciárias do estado.


As partes que têm processos tramitando na Justiça, no entanto, devem ficar atentas ao período de suspensão de audiências, procedimentos e prazos processuais, que tem início já na próxima quarta-feira (7) e se estende até o dia 20 de janeiro.


A etapa de suspensão de prazos atende ao disposto na Resolução nº 186, aprovada pelo Tribunal Pleno Administrativo em novembro deste ano e publicada no DJe nº 5.280, de 11 de novembro (fl. 190). A medida busca “possibilitar o descanso aos profissionais da Advocacia Acreana”, atendendo pedido formulado pela Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Acre.


O documento prevê que “não haverá sessões de julgamento do Tribunal Pleno, Câmaras Cíveis, Câmara Criminal e Turmas Recursais, bem como audiências nas Varas das Comarcas do Interior e da Capital”. Nesse sentido, as audiências previstas para esse período serão automaticamente remarcadas.


É importante salientar, contudo, que durante o período de suspensão de prazos haverá expediente normal para todos os magistrados e servidores e, não menos importante, atendimento regular ao público.


Medidas urgentes e processos de réus presos


Vale destacar também que processos de réus presos e que envolvam a concessão de medidas urgentes não serão objeto de suspensão de prazos, devendo ser apreciados normalmente pelas unidades judiciárias.


De acordo com o juiz auxiliar da presidência do TJAC, Clóves Ferreira, em ambos os casos “os magistrados deverão proceder habitualmente, adotando todas as medidas necessárias e pertinentes”.


“Isso também inclui o advogado da parte – caso haja um advogado nomeado -, que, nesses casos, excepcionalmente, deverá observar os prazos e procedimentos determinados pelo Juízo competente”, explicou.


A expectativa da Administração é de que os juízes aproveitem o período de suspensão de prazos para sentenciar os processos que tramitam em suas unidades judiciárias, zerando, assim, as filas de processos que aguardam pronunciamento judicial.


Share
Published by
Da redação ac24horas

Recent Posts

Hospital de Xapuri volta a funcionar após prédio ser inundado por enchente

Quase três meses após ser pela terceira vez removido do seu prédio em decorrência de…

20/05/2024

Batata, banana, laranja e melancia estão mais baratas, segundo a Conab

Preços de produtos como batata, banana, laranja e melancia estão em queda nas centrais de…

20/05/2024

Médico diz se Tony Ramos pode ficar com sequelas após sangramento intracraniano

No domingo, 19, o ator Tony Ramos, 75 anos, foi submetido a uma nova cirurgia…

20/05/2024

Homens trocam socos e chutes em Epitaciolândia; um leva tijolada na cabeça

Um confronto entre dois homens ocorrido em Epitaciolândia, interior do Acre, próximo a uma quadra…

20/05/2024

PT de Xapuri apresenta pré-candidatos e padre confirma que concorrerá a vice

Na última sexta-feira, 17, a frente partidária denominada “Xapuri é para quem ama”, liderada pelo…

20/05/2024

Confronto por posse de terra no AM deixa feridos e interdita a BR-317

A região Sul do Amazonas, fronteira com o Acre, continua uma “bomba-relógio” quando se trata…

20/05/2024