Menu

Acreanos podem ter caído no fisco por causa da Telexfrre

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Informações erradas na Declaração do Imposto de Renda (IR) podem ter feito com que associados de empresas de marketing multinível TelexFree caíssem na malha fina. A situação é pior para quem entrou na empresa na esperança de ter um ganho extra e agora se surpreende com uma dívida gigantesca, superior, inclusive, ao que teve de lucro com o negócio.


Essa pode ser a realidade de quem investiu na empresa e se tornou um divulgador, nome dado pela Ympactus Comercial Ltda. Quem pensa que o pesadelo acabou, junto com o bloqueio das ações da empresa, pode estar muito enganado. Com as atividades paradas, muitos investidores podem ter de pagar multa sobre o Imposto de Renda, por simplesmente não declararem os reais ganhos com as divulgações.

Publicidade

Dados da Receita Federal apontam que mais de 3 mil contribuintes acreanos estão na lista negra do Fisco nacional. Destes, grande parte, segundo cogita-se, pode estar ligada à TelexFree.


Vale lembrar que caso o contribuinte caia na malha fina e não possa demonstrar que os números estão corretos, terá de pagar uma multa. Quando o contribuinte decide questionar as evidências de sonegação em órgãos da própria Receita e perde, a multa sobe para 75% mais Selic. Se a Receita conseguir comprovar que o contribuinte teve a intenção de sonegar o IR, a multa pode variar entre 150% e 300% do valor devido mais a Selic.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido