O Ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, afirmou, durante cerimônia de transmissão de cargo, que um dos seus desafios à frente da Pasta é ofertar energia a preço justo no momento em que os diversos setores produtivos dela necessitarem para empreenderem a retomada da atividade econômica.
A solenidade ocorreu nesta sexta-feira (2), e contou com as presenças do Presidente do Senado, Renan Calheiros, do Líder do PMDB no Senado, Eunício Oliveira e do Ministro do Superior Tribunal de Justiça, Herman Benjamin.
Entre os trabalhos a serem executados pelo MME em 2015, na área de energia elétrica Braga listou a garantia da oferta de energia a preço justo; a expansão de 6.410 MW de geração de energia e 7.120 quilômetros de linhas de transmissão em 2015; a realização de leilões de energia.
Ele também afirmou que o Ministério vai estar atento à tramitação no Congresso do projeto de lei que trata da nova legislação do Setor Mineral Brasileiro.
No setor de petróleo e gás, o novo ministro afirmou que será revisado o contrato de Cessão Onerosa do Pré-Sal até maio, e será realizada no primeiro semestre deste ano a 13ª rodada de licitação de blocos exploratórios, bem como a primeira licitação para a concessão de gasoduto e transporte.
O ministro disse ainda que quer estabelecer uma interlocução direta entre governo e os agentes dos setores energético e mineral será fundamental durante sua gestão. “Quero manter um diálogo construtivo com os representantes do setor privado, em especial os investidores, em todas as áreas sob nossa jurisdição, com o propósito de construir um ambiente propício aos investimentos. Precisamos valorizar cada vez mais a parceria entre o Governo e os empresários”, afirmou o novo ministro em seu discurso.