Menu

Juiz cancela eleição da Mesa Diretora da Câmara de Plácido

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O juiz da Comarca de Plácido de Castro, Luís Pinto, determinou que a Eleição da Mesa Diretora da Câmara dos Vereadores de Plácido de Castro, cidade localizada a cerca de 100 km de Rio Branco (AC). Segundo o magistrado, não houve obediência ao principio da proporção partidária.

Segundo o Tribunal de Justiça, na chapa vitoriosa, haviam três vereadores do Partido dos Trabalhadores (PT) o que, segundo o juiz, é inapropriado. A posse, que estava marcada para ocorrer no próximo dia 1º de janeiro, terá de ser cancelada e uma Comissão Provisória, escolhida.

Anúncio

A decisão assinala que “pela simples utilização de expressão matemática, partindo da premissa que a Câmara Municipal do Município é composta por três vereadores do Partido dos Trabalhadores (PT), a ausência de um representante na formação da mesa diretora eleita em 02 de dezembro do corrente ano, fere, sem sombra de dúvida, o princípio da proporcionalidade assegurado pelo ordenamento jurídico mencionado”, aponta.

Na decisão do juiz Luís Pinto, a multa pelo descumprimento da decisão do magistrado equivale a R$ 100 mil.

Para Luís Pinto, “a conduta do atual presidente da Câmara Municipal deveria ser a de indeferimento da inscrição da chapa por desrespeito à proporcionalidade, fato, gritante e claramente perceptível aos olhos do homem médio, velando, assim, pela correta aplicação das normas que regem a eleição”, afirma o magistrado.

 

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.