Em ranking divulgado neste final de semana pela Revista Veja, o senador Aníbal Diniz (PT), que se despede do Congresso nos próximos dias, está entre os 4 senadores mais atuantes do país. O levantamento batizado de “Ranking do Progresso”, é uma avaliação anual objetiva do desempenho de senadores e deputados feita por VEJA em parceria com o Núcleo de Estudos sobre o Congresso (Necon), do Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Iesp-Uerj).
Na avaliação da Veja, Aníbal só perde para o senador Eduardo Amorim (PSC-SE), que ficou em primeiro lugar, Lindbergh Farias (PT-RJ), 2º colocado e Armando Monteiro (PTB-PE).
Segundo a revista, a agenda em torno da qual foi montado o Ranking VEJA se compõe essencialmente de projetos enviados pelo Executivo, de impactos significativos a curto e longo prazo. As intervenções e modificações introduzidas pelos parlamentares, e que serviram de medida para a montagem da lista, acabaram moldando o resultado final de várias dessas políticas.
Já os Sergio Petecão (PSD-AC) e Jorge Viana (PT-AC) amargaram posições não muitos destacadas no ranking da Veja. Petecão ficou na 32ª posição enquanto Viana foi classificado como o 52º.
Um dado curioso do ranking é que o senador Aécio Neves (PSDB-MG), candidato a presidência da república em 2014, foi considerado o pior senador