Menu

Pesquisar
Close this search box.

Comenda da Volta da Empreza será entregue a Aníbal Miranda, Laélia Alcântara e Família Lameira

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A Prefeitura de Rio Branco presta homenagem no próximo domingo, dia 28 às personalidades que contribuíram com o desenvolvimento da capital do Acre com a Comenda da Ordem do Mérito Volta da Empreza. Serão agraciados o ex-prefeito de Rio Branco Aníbal Miranda no Grau Fundador; os Irmãos Lameira, pioneiros no transporte coletivo no Acre, no Grau Comandante e a ex-senadora Laélia Alcântara, uma das primeiras negras a ocupar cargo político no Brasil, no Grau Chanceler.


A Comenda foi instituída por meio da Lei Nº. 1706, aprovada pela Câmara de Vereadores, em 16 de junho de 2008, com o objetivo de perpetuar as memórias de nossa trajetória como povo amazônico, valorizar nosso patrimônio sociocultural e homenagear aqueles que se distinguiram por suas contribuições para o engrandecimento do município, nos mais diversos campos de atividades.


O nome da Comenda é uma referência ao primeiro nome dado à cidade de Rio Branco, no período de sua transição de seringal à povoado e é constituída de três graus com distintos Patronos. A cada ano, essa comenda será concedida a uma pessoa, em cada um destes graus.

Anúncio


O grau Fundador, cujo patrono é Neutel Newton Maia, destina-se a reconhecer os que se destacaram por sua significativa contribuição nos campos social, cultural, econômico, humanitário, desportivo, ou outros de notável importância para a cidade, bairro ou comunidade.


O grau Comandante, com o patrono o Coronel José Plácido de Castro, destina-se a homenagear os que contribuíram, através de atos extraordinários com a comunidade, promovendo a consolidação estadual ou regional da cidade.


O grau Chanceler tem como patrono José Maria da Silva Paranhos Junior – Barão do Rio Branco. Trata-se da mais alta distinção da Ordem, que se destina a homenagear aqueles que tenham reconhecidamente prestado relevantes serviços ao município, ou que, no exercício da sua atividade, tenham destacado o nome do município de Rio Branco nos cenários nacional ou internacional.


 Saiba mais sobre os homenageados de 2014:


Aníbal Miranda Ferreira da Silva


Nascido em 23 de setembro de 1916, formou-se em Engenharia Agronômica. Nos cargos públicos trabalhou no extinto Departamento de Produção e foi Diretor da Companhia de Desenvolvimento Industrial do Acre (CODISACRE).


Na política, Aníbal Miranda, assumiu o governo provisório no período marcado pela transformação do território do Acre em Estado, quando Rui Lino deixou o cargo para concorrer às primeiras eleições realizadas em 1962, sendo o primeiro prefeito eleito de Rio Branco. No Governo do Estado deu continuidade ao trabalho deixado por Rui Lino, embora de certa forma já voltado para a candidatura de José Augusto ao governo, e mesmo da sua futura cadeira na Prefeitura de Rio Branco. Também foi vereador e Secretário Geral no governo de Ruy Lino.


Aníbal era filiado ao PTB, partido de ascensão nacional e foi através deste partido que foi eleito em 1963 tomando posse no dia 7 de outubro como prefeito de Rio Branco ficando nesse cargo até 14 de maio de 1964. Nesse período sofreu um descontentamento político e também por não representar os interesses dos militares foi cassado no Governo Castelo Branco, indo para o Rio de Janeiro onde permaneceu por um logo tempo até voltar ao Acre, anos depois.


Família Lameira


Foi na década de 60 que começou a expansão do transporte público em Rio Branco. Esse fato se deve a uma família portuguesa que tinha dois ramos: os Ribeiro e os Lameira. Tudo começou com o patriarca da família, Francisco Alves Ribeiro, que começa a trabalhar com um caminhão Chevrolet “Cara Branca” fazendo lotação do 1º Distrito da cidade, a famosa “Palmerinda”. Em 1964, os sobrinhos de   Ribeiro fundaram a Empresa Irmãos Lameira e trouxeram seu primeiro ônibus, marca Gracy, numa penosa viagem de 39 dias até Rio Branco.


Com a compra de um ônibus, em 1968 pelos Irmãos Ribeiro, os Lameira ficaram o 1º Distrito e os Ribeiro com o 2º, iniciando assim a estruturação do transporte coletivo em Rio Branco e a definição de linhas permanentes. Logo, os negócios se expandiram com linhas intermunicipais, distribuídas entre as duas empresas: de Rio Branco a Boca do Acre, a Plácido de Castro e a Brasiléia.


Laélia Alcântara

Anúncio


Laélia Contreiras Agra de Alcântara filha de Júlio Martins Agra e de Beatriz Contreiras Agra, nasceu no dia 7 de julho de 1923. Formou-se em Medicina no Rio de Janeiro e no mesmo ano veio para o Acre trabalhar na área de obstetrícia e pediatria além de lecionar na Escola Normal de Rio Branco. Era considerada uma médica muito querida no Acre considerada como a “mãe dos pobres”, por sua presteza e dedicação aos mais carentes.


Entrou para a história política do Acre como a primeira senadora negra do país pelo PMDB em 1982. Mas sua carreira política começa antes do golpe militar no PTB, quando foi eleita suplente de deputado federal em 1962.


No Acre ocupou cargos públicos como diretora da Maternidade Bárbara Heliodora, foi presidente do Conselho Estadual de Medicina, foi Secretária de Saúde nos períodos de maio a setembro de 1987 no governo de Flaviano Melo. Faleceu em 30 de agosto de 2005 aos 82 anos no Rio de Janeiro.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido