Menu

Detentos se recusam a utilizar a dispensa natalina na capital

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Parece irônico, mas 13 detentos dos presídios de Rio Branco (AC) se recusaram a utilizar a dispensa natalina, autorizada pela Vara de Execuções Penais da capital. Ao todo, 133 presos tiveram o direito garantido, contudo, apenas 120 farão uso da concessão jurídica. Eles serão liberados no próximo dia 24, véspera de natal, mas devem retornar logo no dia 31 de dezembro.

Segundo a juíza da Vara, os detentos se recusaram a sair quando souberam da obrigatoriedade de utilizar a tornozeleira eletrônica, aparelho preso ao tornozelo que permite a localização dos presos que estão em liberdade assistida. O constrangimento pode ter sido uma das causas para a decisão dos presos.

Anúncio

As saídas temporárias, ou saidões, como conhecidos popularmente, estão fundamentadas na Lei de Execução Penal (Lei n° 7.210/84). Geralmente, ocorrem em datas comemorativas específicas, como Natal, Páscoa e Dia das Mães, para confraternização e visita aos familiares. Somente os detentos que cumprem pena no regime semi-aberto e que tiveram autorização de trabalho externo, ou que já saíram nos outros anos, podem sair para as festas de fim de ano.

O benefício tem o objetivo de ressocializar os detentos por meio do convívio familiar e da atribuição de mecanismos de recompensas e de aferição do senso de responsabilidade e disciplina do reeducando.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.